INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Comece o dia feliz!

 O que é justo, verdadeiro, puro, santo e amável, o que goza de boa fama, o que é virtude ou disciplina louvável, tudo isso deve ser meditado! Comece o dia feliz são pensamentos que lhe proponho para o início de cada dia, todos os dias. Não tenho a intenção de lhe ensinar. O que desejo é lhe dar oportunidade para pensar mais um pouco em todas essas coisas do nosso dia a dia. Não são ensinamentos, mas, pensamentos de vida. É a forma que encontro para colaborar no edifício da sua perfeição!

Você já se deteve em pensar como é importante a reflexão sobre qualquer face da verdade, ao seu primeiro contato com o dia que Deus lhe concede viver? Logo ao se levantar, fixe-se numa ideia, digerindo-a intelectualmente, pousando o seu espírito sobre ela, extraindo lições com as quais se prepare para o novo dia  de sua luta diária. Faça isso continuamente, habitualmente, todas as manhãs, antes de começar o seu trabalho. Vá à janela, olhe o dia que nasce para você, olhe a vida ao seu redor, respire fundo e louve ao seu Criador, em forma de agradecimento.

Nunca esqueça disso: viva sempre conforme sua consciência. Não se importe com que os outros vão pensar ou falar a seu respeito. Você é único, original... O seu único juiz é Deus. Somente a ele você terá que dar contas de seus atos e atitudes cotidianas. Viva sempre como se tivesse que ser julgado em cada ato seu. A sua consciência o colocará dentro da realidade da prática do bem, como projeto de vida, e da justiça, mas são somente por causa da justiça divina. 

Liberdade religiosa. Você tem a sua religião e não abrirá mão do direito de professá-la fielmente. Religião é a ligação do ser humano com Deus! É coisa sagrada. Cada um tem o direito de adotar a crença que lhe pareça melhor para sua tranquilidade interior e ninguém tem o direito de zombar dela, nem questionar. Aceita um conselho? Respeite sempre a convicção religiosa de seu semelhante. Esta é a única maneira de exigir que a sua seja respeitada!

Dar é ato de amor. Você costuma dar esmola nas esquinas e calçadas? Muito cuidado! Esmola é ato de caridade e, por isso, tem que ser bem praticada. Veja bem se quem lhe estende a mão é mesmo um necessitado, desvalido, incapaz de trabalhar. Você poderá estar estimulando um viciado ou fabricando um vagabundo, o que seria até um pecado. Quando abrir sua mão para dar esmola, pense em Deus e a dê como pedida - "pelo amor de Deus!" Nunca humilhe o pobre só para engordar a sua vaidade aos olhos dos outros. Esmola é um ato de amor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário