INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

O mentiroso torna-se uma pessoa desqualificada!

A mentira desune as pessoas. Por menor que seja, ela gera a desconfiança; e a falta de confiança, é lógico, gera ciúme; e este, a briga, com certeza! Você nunca pode permitir a mentira em seu convivo. Nunca esqueça disso que a mentira tem pernas curtas! E isso pode gerar uma grande confusão entre as pessoas, que pode levá-las ao sacrifício de se relacionar com essa pessoa mentirosa.

Mentir é dizer o que é falso com a intenção de enganar, passar o outro para trás, prejudicá-lo. A mentira é um desrespeito ao outro porque fere o seu direito de conhecer a verdade. O caminho da mentira é muito perigoso, pois, sem perceber fera a dignidade da pessoa, exclui as amizades, os relacionamentos, os diálogos, que por necessidade é essencial numa convivência.

Você nunca consegue partilhar a mentira por muito tempo. Quando é desmascarado a casa cai e você se torna uma pessoa inútil, sem qualificação, sem caráter, sem critérios, enfim, sem princípios e valores declarados. Fale a cada ser humano que encontra sempre a verdade. Isso constrói sua personalidade, suas decisões e seus atos. Nunca esqueça que o mentiroso torna-se uma pessoa desqualificada, inquieto, desumano, infeliz...

Sempre peça a Deus que afaste de sua vida a mentira. Ela destrói qualquer ponte de entendimento, de amizade, de generosidade, de compaixão. Você tem que rejeitar toda mentira, toda calúnia, que destroem a honra e fere a dignidade das pessoas. Caluniar  outro; isso fere a dignidade e a honra das pessoas. O respeito à reputação e à honra das pessoas proíbe esse tipo de coisa. Cada um deve respeitar a vida privada do outro. Isso gera confiança, empatia, e desenvolve os laços de amizades. 

Um elogio sincero é uma verdadeira terapia e um meio valioso para conquistar pessoas. Mas, nunca com mentiras. Quem sabe elogiar, mais do que criticar, se torna simpático, agradável, e faz bastante amizades. Mas, se tiver mentiras no meio fica muito difícil fazer amizades. Muitos de nós temos enormes reservas de ternura, mas esquecemos de expressá-las em voz alta. Imagine o mentiroso, nessa situação.

Não basta amar o outro, é preciso dizer com voz alta: somos todos iguais, dotados de inteligência, talentos, dons especiais, isto tem um efeito quase mágico nas pessoas. Agora, meu irmão, se você convive com mentiras é muito fácil perder amizades, e ficar excluído. Por isso tome muito cuidado com a mentira ela desqualifica sua identidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário