INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

domingo, 22 de março de 2020

Vontade de mudar, melhorar ou evoluir!

Quanto mais vivo de forma consciente, mais confio em minha mente e respeito meu valor. Quanto mais confio em minha mente e respeito meu valor, mais natural se torna viver de forma consciente! A mesma relação existe entre todos os componentes que contribuem com a auto-estima. Não se pode pensar pela cabeça de outra pessoa. Aprendemos uns com os outros, mas o verdadeiro conhecimento implica compreensão, não mera repetição ou imitação.

Pensar de forma independente - sobre nosso trabalho, nossos relacionamentos, os valores que orientam nossa vida - é parte do que desejamos dizer "viver conscientemente". Nunca esqueça disso: a independência é uma virtude da auto-estima! Valorize a própria vontade, valorize a própria vida, valorize sua determinação, fique alerta aos sinais interiores. Não ajam sempre de maneira impulsiva, mas prestem atenção: muitas vezes, uma parte da mente está anos à sua frente em sabedoria!

Transformações e conquistas extraordinárias são possíveis. Precisamos agir e começar de onde estamos. Isso abre portas para as possibilidades e oportunidades. O que importa não é o ponto em que começamos, mas o fato de assumirmos a responsabilidade de começar. Viver conscientemente; é nesse ponto que entra o desafio de aceitar a si mesmo! Isso exige que encontremos nossas experiências e colocá-las a serviço dos outros. O que importa é a vontade de ver, de saber, de ser consciente...

Vontade de mudar, melhorar ou evoluir. Podemos nos permitir ser plenamente consciente da natureza de nossas escolhas. Permita-se vivenciar de forma plena o sentido dessas palavras, valem ouro! Significa vivenciar, sem negações, se sentir pleno, mais confortável consigo mesmo, portanto, mais verdadeiro. Isso é repeito pela realidade. Posso afirmar com muita convicção: uma mente que respeita o que vê, respeita a si mesmo!

Ao aceitá-lo de forma plena, você estará relativamente mais relaxado e livre para fazer escolhas e agir com muita eficiência. Qual é a atitude? Dissolver os sentimentos de dor, de raiva, de ódio, de ressentimento ou de medo. É praticamente impossível, inútil, pedir que alguém que está com medo, relaxe. A pessoa não sabe como converter esse conselho em comportamento. Quando você aceita tudo isso, sente-se mais eficiente, percebe que tem um controle maior sobre a vida.

Valorize sua serenidade, sua dignidade, sua personalidade, sua boa vontade. Quando pratica isso, você dá um belo exemplo do princípio de aceitação que já vi. Emoções que você não sabe lidar como insegurança, dor, inveja, raiva, tristeza, humilhação e medo, é bom se livrar disso o mais breve possível. Faça uma faxina mental e livre-se disso, imediatamente. Diga a si mesmo: agora estou explorando o mundo do medo, da dor, da inveja, da confusão. Controlar e aliviar a dor, a ansiedade e tudo mais. Isso constrói e muito.




Nenhum comentário:

Postar um comentário