INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

sábado, 21 de março de 2020

A verdadeira auto-estima não é expressada à custa dos outros!

Ninguém pode respirar por nós, ninguém pode pensar por nós, ninguém pode nos dar autoconfiança e amor-próprio. Posso ser amado por minha família, por meu companheiro ou companheira e por meus amigos e não amar a mim mesmo. Posso ser admirado por meus colegas de trabalho mas me ver como um inútil. Posso projetar uma imagem de equilíbrio que ilude a todos à minha volta e ainda assim tremer por dentro ao sentir minha adequação. Posso preencher as expectativas dos outros e falhar nas minhas, posso conquistar todas as honras e sentir que não realizei nada, posso ser adorado por milhões de pessoas e despertar todas as manhãs com um nauseante sensação de fraude e vazio.

Se temos sucesso mas não contamos com uma auto-estima positiva, estamos fadados a nos sentir como um impostor que aguarda nervoso o momento em será desmascarado. Olha meu irmão, conforto não é auto-estima. Quando começarmos a ver a auto-estima como dessa forma, como uma condição da consciência, compreenderemos quanto tolice há em acreditar, se pudermos causar uma boa impressão nos outros.

Se ter uma auto-estima é me julgar merecedor da vida, se é reconhecer que tenho competência e valor, se é auto-afirmação da consciência, de uma mente que confia em si mesma, ninguém pode gerar essa experiência a não ser eu mesmo. Quando avaliamos a verdadeira auto-estima, vemos que ela não é competitiva nem comparativa. A verdadeira auto-estima não é expressada à custa dos outros, pela intenção de se tornar superior aos demais, diminuindo alguém para poder se salvar. Pode acreditar: a arrogância, o orgulho e a superestima de nossas capacidades refletem uma auto-estima inadequada! 

Uma das características mais significativas da auto-estima saudável é que ela é o estado da pessoa que não está em guerra consigo mesmo nem com os outros! A importância de uma auto-estima saudável reside no fato de que ela forma a base de nossa capacidade de reagir ativa e positivamente às oportunidades da vida - seja no trabalho, no amor ou no lazer. Ela é responsável pela serenidade de espírito que nos possibilita desfrutar a existência. Queixas específicas, apenas um sentimento geral de insatisfação!

Consciência de sentimentos: aprender a não rejeitar sua experiência, ou a parar de ser a própria adversária. Isso lhes dá uma nova perspectiva a entender que a sua vida pertence à uma finalidade. Olha meu irmão, se existe algo que realmente quero, por que não lutar por isso! Se você permanece assustado, confuso, angustiado, que parece estar pedindo socorro das profundezas de algum pesadelo do passado. Muito cuidado com isso, meu irmão, faça uma faxina mental e livre-se dessa questão urgente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário