INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

sábado, 21 de março de 2020

Auto-estima: sentimento de competência pessoal; sentimento de valor pessoal!

Entender o que é auto-estima. Sentimento de competência pessoal e o sentimento de valor pessoal! Reflete o julgamento explicito da nossa capacidade de lidar com os desafios da vida, dominar os problemas e defender os próprios interesses e necessidades. Ter uma auto-estima elevada é se sentir adequado à vida, isto é, competente e merecedor, e acreditar em si mesmo, com muita determinação e ousadia! Agora meu irmão, ter uma baixa auto-estima é se sentir inadequado à vida, portanto, o famoso sentimento de incerteza! 

Nunca esqueça disso: nosso pensamento é a fonte primordial da nossa competência e o fato de estarmos vivos é o bastante para nos garantir o direito de lutar sem trégua pela felicidade; a certeza de merecer o que há de melhor! Entretanto, um grande número de pessoas não se sente assim. Muitos sofrem com sentimentos de inadequação, uma sensação vaga de não ser bom o bastante. Esses sentimentos nem sempre são reconhecidos e admitidos de imediato, mas eles existem!

É muito fácil nos distanciarmos durante o processo de crescimento e o próprio desenrolar da vida. Poderemos nunca chegar a uma visão feliz de nós mesmos por causa das informações negativas vindas dos outros, ou porque falhamos em nossa próprias honestidade, integridade, responsabilidade, ou ainda porque julgamos as próprias ações a partir de uma compreensão e uma compaixão inapropriadas. Não conheço absolutamente ninguém que seja totalmente carente de auto-estima positiva, nem que seja capaz de elevá-la!

Posso afirmar coim muita convicção: desenvolver a auto-estima é trabalhar a convicção de que somos capazes de viver e somos merecedores da felicidade! Estamos aptos a enfrentar a vida com confiança, boa vontade e otimismo. Desenvolver a auto-estima é expandir nossa capacidade de ser feliz. Quanto maior nossa auto-estima, maior a probabilidade de sermos criativos no trabalho, ou seja, de obtermos sucesso. Quanto maior nossa auto-estima, mais ambiciosos seremos. Quanto maior nossa auto-estima maiores serão as nossas chances de mantermos relacionamentos saudáveis.

Quanto maior nossa auto-estima, mais inclinados estaremos a tratar os outros com respeito, benevolência e boa vontade. Quanto maior nossa auto-estima, mais alegria encontraremos no simples fato de existir, de despertar pela manhã, de viver dentro do nosso corpo e viver destemidamente, sem afetação. São essas as recompensas que a auto-estima nos oferecem, e a partir daí transformar a qualidade da nossa existência e fortalecer nossa auto-estima. Auto-estima é uma experiência pessoal, reside no íntimo do nosso ser, a partir daí seremos respeitados, amados, valorizados e confiar em nós mesmos, com convicção, determinação e ousadia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário