INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

sexta-feira, 20 de março de 2020

Auto-estima positiva é requisito fundamental para uma vida satisfatória!

Para mim, estar apaixonado ou amar são coisas muito difíceis porque, no fundo, não me sinto digno do amor. Diz um advogado, amigo meu. Uma professora universitária, mãe de três filhos, minha amiga, comentou: "por mais que me empenhe, há uma voz dentro de mim repetindo o tempo todo não é o bastante! Não sou boa o suficiente. Não há alegria no que realizo. Por estar sempre tentando provar o meu valor, me sinto cada vez mais exausta". A felicidade me assusta! Revela um homem que sofre de alcoolismo. Tenho a sensação de que, se estiver feliz, algo terrível acontecerá. Se as coisas estão indo bem, eu tomo um gole, e depois outro, e logo estrago tudo, mas pelo menos não fico tão assustado. É como se recuperasse o controle. Sei o que esperar, não fico aguardando o raio cair!

Sei que durmo com muitos homens, diz uma mulher duas vezes divorciada. Por alguns minutos, quando estou sendo abraçada, sinto que sou importante para alguém, que tenho algum valor. Mas isso é se enganar, eu sei! Depois experimento uma solidão incrível, ainda maior e me desprezo mais que antes, e isso me impele ao próximo homem. Pergunto: como aumentar a nossa auto-estima? Como romper o ciclo de comportamentos autodestrutivos gerados por uma auto-estima negativa! Resposta óbvia: honrar a si mesmo!

O que devemos fazer para acreditar e confiar em nós mesmos, para nos sentir mais seguros a respeito de quem somos? Nossa permanente busca pela realização pessoal! Afirmo com muita convicção: não escrevo como um observador isolado, afastado do campo de ação, mas como alguém que vive tudo aquilo que propõe. Pode acreditar: essas ideias funcionam, muito bem. Experimente. Assim sendo, nossa área de atuação é para melhoria da qualidade de vida dos nosso amigos e seguidores.

A forma como nos vemos influencia todos os aspectos da nossa experiência, como agimos no trabalho, no amor e no sexo, como atuamos com pais, e até onde subiremos na vida. A auto-estima é a chave para o sucesso ou para o fracasso! E para entendermos a nós mesmos e aos outros. Agora, se temos uma baixa auto-estima, geramos ansiedade, depressão, medo da intimidade ou do sucesso, abuso de álcool ou drogas, deficiências no trabalho ou na escola, disfunções sexuais, imaturidade emocional, suicídio, crimes violentos... Olha meu irmão, de todos os julgamentos que fazemos nenhum é tão importante quanto o que fazemos de nós mesmos!

Uma auto-estima positiva é requisito fundamental para uma vida satisfatória! Entender o que é a auto-estima. Tem dois componentes: o sentimento de competência pessoal e o sentimento de valor pessoal! Reflete o julgamento da nossa capacidade de lidar com os desafios da vida: dominar os problemas e defender os próprios interesses e necessidades. É sentir-se adequado à vida. Ser competente e merecedor. Agora, com uma baixa auto-estima é se sentir inadequado à vida. Portanto, o sentimento de incerteza!


Nenhum comentário:

Postar um comentário