INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

segunda-feira, 23 de março de 2020

Qual é a diferença entre dizer: sou um covarde ou estou ansioso?

Um dos piores erros que podemos cometer é dizer a nós mesmos que o sentimento de culpa representa algum tipo de virtude! Ser rígido com nós mesmos não é motivo de orgulho! Essa atitude nos deixa passivos e impotentes. Não inspira mudança, paralisa! Posso afirmar com muita convicção que sofrer e talvez a mais simples das atividades humanas; ser feliz a mais difícil! E felicidade não requer uma rendição à culpa, mas a emancipação da culpa. Ferimos nossa auto-estima quando avaliamos inadequadamente nosso comportamento. 

Qual é a diferença entre dizer "sou um covarde" e dizer fico ansioso quando tenho de falar em público"? A maneira como você o coloca reduz o tamanho do problema. Então, qual é a maior paixão de sua vida? Atribuir a si mesmo que é verdadeiro, que age sempre com coragem e ousadia e que acredita fielmente que todas as pessoas são boas e que sempre encontra o melhor em todas elas. A verdadeira dificuldade já é bastante complicada. Por que torná-la  pior com decisões atrapalhadas? 

Pense em alguma característica negativa que você se atribui. Isso lhe dará a oportunidade de acabar com as ofensas e agressões descabidas. Experimente essas reações em sua imaginação. Visualize como seria exibir esse comportamento melhorado. Tudo isso vai lhe fazer um bem danado e fará uma enorme diferença na qualidade de sua vida. Lembre-se meu irmão: uma das características das pessoas que estão razoavelmente livres da culpa é que elas procuram aprender com os erros! Nunca esqueça disso: precisamos aprender com os nossos erros! Isso tem o poder de ativar o crescimento e a mudança de vida.

Quando você diz: sou culpado, sou uma decepção e sempre fui assim, não espere nada de mim! A infelicidade passa a ser agradável e isso não constrói absolutamente nada. Quem sabe que desafios seremos obrigados a encarar?  O tormento pode oferecer seu próprio tipo de aconchego, ao passo que a felicidade, a seu modo, é muito mais exigente, em termos de consciência, energia, disciplina, dedicação e integridade. É necessário muita coragem para trabalhar nossa libertação da culpa. Precisamos de honestidade, perseverança e um compromisso forte com a independência - além de viver de forma consciente, autêntica, responsável e ativa. Não é fácil, mas é possível!

Esse desafio nos coloca diante de nossas fraquezas. Quando condenamos nossos pensamentos, sentimentos ou atitudes, estamos de maneira implícita, querendo proteger a auto-estima. Estamos condenando aquilo que consideramos falhas e fraquezas. Olha meu irmão, se eu nunca demonstrar que me sinto orgulhoso do que fiz, se eu esconder meus sentimentos de amor-próprio, não só dos outros como de mim mesmo, talvez as pessoas me perdoem e comecem a gostar de mim!


Nenhum comentário:

Postar um comentário