INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

segunda-feira, 23 de março de 2020

Libertar-se da culpa, esse é o caminho!

Você avalia seu comportamento da mesma forma que o avaliaria se ele fosse apresentado por outra pessoa. Quando pensa sobre seu comportamento identifica as áreas e diz: sou extremamente ignorante, sou extremamente fraco, não sei tomar decisões, não tenho força e coragem para enfrentar os desafios da vida. Sou simplesmente um inútil! Quando você se arrepende de seus atos, tenta aprender com eles para que, no futuro, não repita os mesmos erros? Ou apenas sofre com o passado? 

Se você é um ser humano pensante, honesto, equilibrado e consciente, não consegue ver nada de errado no seu comportamento, poderá encontrar coragem para parar de se condenar! Ganha nova perspectiva para avaliar seu comportamento de uma forma positiva e enfrenta as dificuldades da vida com galhardia e muita coragem. Me responda: você é o tipo de pessoa que só ver o lado pessimista das coisas? Que sempre diz: sinto-me culpado por tudo? É bom que faça uma faxina mental, imediatamente! O desafio passa a ser: estou pronto para assumir minhas próprias percepções e convicções e agir de acordo!

Honrar a si mesmo. Quando a pessoa aceita esse desafio, aumenta muito sua auto-estima! Nunca esqueça disso: declarações de culpa são uma cortina de fumaça para ressentimentos negados ou rejeitados! Diga: não preciso ter medo de expressar meu ressentimento e colocar em perigo minha relação com os outros! Assuma sua raiva. Admita seu ressentimento e suas expectativas. E observe a "culpa" começar a desaparecer, assim como o palito do fosforo queimado.

Quando nosso comportamento é coerente com nossos valores declarados, temos integridade! Lembre-se: se você ficar bloqueado, invente. Não diga a si mesmo que não consegue! A única coisa que posso aprender é que existem modos melhores de viver, basta modificar minha visão de mim mesmo e do mundo. E a consequência mais provável será a determinação e a coragem para melhorar. Olha meu irmão, sempre que age, está lutando para satisfazer suas reais necessidades. Nossos esforços para sobreviver, para proteger nosso "eu", manter o equilíbrio, evitar o medo e a dor, para nos nutrir ou para nosso crescimento como ser humano!

Estamos tentando cuidar de nós mesmos, ao procura entender as raízes do comportamento indesejável, não se deve aceitar a desculpa de que as pessoas envolvidas poderiam evitá-los. Compreensão e benevolência não pressupõe negação da responsabilidade. Se podermos aprender a nos entender e a nos perdoar, nosso comportamento melhorará sensivelmente, juntamente com nossa auto-estima. A culpa e a compaixão não combinam muito bem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário