INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

terça-feira, 24 de março de 2020

As raízes da nossa experiência de rejeição são internas, não externas!

Se eu nunca demonstrar que me sinto orgulhoso do que fiz, se eu esconder meus sentimentos de amor-próprio, não só dos outros como de mim mesmo, talvez as pessoas me perdoem e comecem a gostar mais de mim. A vontade de ser aceito por uma comunidade não é, obviamente sensata, mas tentar comprar essa aceitação à custa da auto-estima é criar um novo tipo de isolamento, de solidão de nós mesmos. Essa é uma das causas mais comuns do sofrimento humano!

Devo e quero enfatizar que assumir o que há de melhor em nós e sentir prazer com isso não é ser arrogante, pretensioso ou pomposo. Não é certo querer mentir - para nós mesmos e para os outros. Não temos de nos desculpar perante a inveja nem tentar aplacá-la. Uma auto-estima saudável proíbe esse tipo de rendição! As raízes da nossa experiência de rejeição são internas, não externas. Enquanto continuarmos a nos queixar de que os outros não nos amam, nossa vida inteira poderá ser um ato de repúdio ininterrupto. Quando aprendemos a perdoar, nossas reações tornam-se adequadas.

Preste atenção no que está sentindo. Vivencie a experiência, nos faz um bem enorme, muda nossa visão do mundo e nos permite viver uma vida sem afetação. Vaga e persistente solidão. Eu não tolero a indecisão! Não posso perdoar minha falta de inteligência, minha passividade, minha falta de respeito pelas pessoas. Não posso perdoar minha timidez, meu exibicionismo, minha mania de grandeza, minha ignorância, minha falta de equilíbrio; meu puritanismo, minha falta de sofisticação...

Viver a experiência, uma nova perspectiva se abrirá sobre quem e o que você é. Receba-a com aceitação e respeito, sentirá mais pleno, integrado e em harmonia com seu interior. Posso afirmar com muita convicção: quando nos aceitamos e nos respeitamos, criamos um amigo e um aliado formidável. Faça isso e descubra. Preste atenção em todos os seus sentimentos. Você cura a si mesmo! O simples compromisso, aumentará sua auto-estima, mostra que você se considerou merecido desse tipo de esforço. 

 As pessoas que têm uma auto-estima elevada, têm orientação ativa perante à vida. Assumem plena responsabilidade pelos seus atos e decisões, por conquistar o que desejam ou o que almejam. Não esperam pelos outros para realizarem os próprios sonhos. Essas pessoas não se permitem acessos de culpa, assumem responsabilidades pela própria existência, produzem uma auto-estima saudável, ganham autoconfiança, sentem-se mais competentes para viver e mais merecedoras da felicidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário