INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Amar não é querer alguém construído, mas, construir alguém querido!

O casamento é a mais íntima das afeições humanas! A partilha de uma vida inteira, mútua entrega de si mesmo, união íntima. Tudo isso exige a total maturidade. Deus é o autor do casamento! O casamento é a mais básica expressão da vocação para o amor que todos homens e mulheres possuem. A família é a base e a estrutura da sociedade. A primeira dimensão do casamento é o crescimento mútuo, realizado no seu amor fecundo: fidelidade, maturidade e fecundidade.

O casamento não é uma aventura; nem um tiro no escuro; é, sim, um projeto de vida a dois, onde cada um está comprometido em construir o outro, fazê-lo melhor a cada dia. No casamento somos responsáveis por aquilo que fazemos, que não fazemos e que impedimos o outro de fazer. Se a esposa não se torna melhor por causa da presença do marido a seu lado, em sua vida, e vice-versa, o casamento deles está fadado ao fracasso, pois não realiza sua primeira finalidade!

Amar não é querer alguém construído, mas, construir alguém querido! Por isso mesmo, dissemos que o casamento não é uma curtição a dois, mas uma bela e árdua missão a dois, onde existe o complemento um do outro. Posso afirmar com muita convicção: a pessoa mais despreparada para se casar é o egoísta. Ela só pensa nela; não sabe repartir, não aceita fazer a vontade do outro, não abre mão de seu comodismo. O casamento exige renúncia, sacrifício, doação e cumplicidade.

Os casais prósperos têm em comum: desejo, boa vontade, valores bem definidos, limites, perspectiva, comunicação, intimidade e prazer! Os espinhos estão longe de fazer com que o casamento deixe de ser belo, grande e feliz. É exatamente na superação dos sofrimentos pelo amor que está a sua grandeza e beleza. Mas é preciso viver o amor e o cuidado com o outro para que as dores não sufoquem a sua beleza! Construir uma vida nova! O amor se empenha para sempre, sem volta! 

Sem uma noção exata do que seja casamento, a sua beleza e suas consequências nenhum casal pode ser feliz! É uma tortura ter que viver na mesma casa com uma pessoa com quem não se tem unidade no espírito!  Realmente é um sofrimento. É fundamental superar tudo que possa dividir o casal; são as divisões que prejudicam os casamentos e causam separação! Muitos casais são assim: estão juntos, mas não unidos! 

Assim deve ser o casamento: uma união perfeita! E é o amor que faz tudo isso! Ninguém e nada  poderá separar um casal assim unido como café com leite; nem a fofoca, nem outra pessoa, nem o dinheiro, nem a religião, nem os parentes, nem a moda, nem os erros de cada um... Nada. União exige que desapareça da vida do casal, antes de tudo o egoísmo. Na vida do casal não pode haver mais o "eu e o você", o "meu e o seu". Tudo isso tem que ser substituído por "nós ou nosso"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário