INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Tudo o que é bom tem um preço!

Quais são os principais problemas que afetam a vida conjugal hoje? Confiança mútua, fé e a espiritualidade, uma boa comunicação. Posso exemplificar. O compromisso de amar e lutar pelos filhos, trabalhar juntos na solução dos conflitos, a paciência e o perdão e passar bastante tempo juntos! Nunca esqueça disso. Uma vida a dois, nem sempre é fácil e exige esforço, diálogo, muita maturidade, capacidade de renúncia e boa vontade recíproca!

Muitos não sabem o sentido profundo do que seja se casar, ser esposo, ser esposa, ser pai, ser mãe... A missão de construir um lar! Muitos se casam sem entender que o casamento não é uma simples aventura a mais na vida, e que se não der certo se põe um fim e pronto! Qual é o significado do casamento? O casamento é a íntima união, exclusiva e indissolúvel comunhão de vida e de amor assumida por um homem e uma mulher como desígnio do Criador para o seu bem e da educação dos filhos, que foi elevada por Cristo Senhor à dignidade de um sacramento.

A família é uma escola de amor, porque a convivência diária obriga a acolher os outros com respeito, bondade, diálogo, compreensão, tolerância e paciência. Exercício forte de vivência das virtudes, crescer como pessoa humana! É o amor dos esposos que gera o amor da família e que produz o alimento e o oxigênio mais importante para os filhos. O homem não pode viver sem amor! Ele permanece para si próprio um ser incompreensível e a sua vida é destruída de sentido, se não lhe for revelado o amor, se ele não se encontrar com o amor, se não o experimentar, se nele não participa ativamente.

O amor é mais forte do que a morte e é capaz de superar todos os obstáculos para construir o outro. O amor verdadeiro é um dom recíproco! A dignidade baseada no amor mútuo é tão profundo, que dos dois faz um só, uma só carne, para que possam juntos realizar um grande projeto comum. Como é doloroso perceber hoje que muitos jovens nascidos em famílias católicas, já não valorizam mais este sacramento, e acham, por ignorância religiosa, que já não é importante subir ao altar para começar uma família!

Para entender a importância da família; Deus entrou em nossa história pela família! Como será possível, num contexto de imoralidade, insegurança, ausência de pai ou mãe, garantir aos filhos as bases de uma personalidade firme e equilibrada, e uma vida digna, com esperança? Deus nos deu inteligência, liberdade, consciência, capacidade de amar, cantar, sorrir e chorar. O que pode ser comparado a isto? 

A felicidade do lar está também no relacionamento saudável, fiel e amoroso dos casais. Sem fidelidade conjugal a família não se sustenta; e esta felicidade tem um alto preço de renúncia às tentações do mundo, mas produz a verdadeira felicidade! Tudo o que é bom tem um preço! A grande ameaça à família é a infidelidade conjugal! trazem para dentro do lar a infelicidade. Se você destruir a sua família estará destruindo a sua própria felicidade! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário