INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Só o amor constrói a pessoa!

O homem não precisa trocar de mulher para ser feliz! É tão absurdo dizer que um homem não pode amar a mesma mulher em toda a sua vida, quanto dizer que um violonista precisa de diversos violinos para tocar a mesma música. Se alguém não tocar um violino, não adianta trocá-lo por outro. Não vai resolver o problema. Tem que aprender a tocar; tem que aprender o que é amar! 

Aprenda que a felicidade não é conquistar uma mulher diferente a cada dia, ou conquistar um homem a cada dia, mas conquistar a mesma mulher ou o mesmo homem todos os dias. Este é o grande desafio que se põe para um casal que quer ser feliz! A unidade exige que o casal decida e faça tudo junto. É um péssimo hábito conjugal cada um decidir tudo sozinho sem ouvir o outro; é uma tremenda falta de respeito. Uma tremenda falta de inteligência. Duas cabeças pensam melhor que uma. 

Alguns maridos têm o péssimo costume de resolver as coisas sozinho, sem a participação da esposa. Nunca esqueça disso: tudo deve ser resolvido e decidido com a participação de todos. Isso une o casal. Tudo deve ser feito em comum acordo, para que um não venha  a culpar o outro depois se a decisão não for acertada. A renúncia de cada um para viver para o outro. Isso tem um preço. Sem saber dizer não para nós mesmos, não seremos capazes de dizer sim para o outro. Mas a busca da unidade pode superar essas diferenças. 

Cada um precisa se despir de todos os condicionamentos anteriores que prejudique a construção de uma nova vida original a dois, sem imitações! Para que o casamento se concretize é preciso abrir-se para o outro, exprimir-se, entregar-se, aceitar romper a autonomia individual, e deixar que a nossa solidão seja invadida pelo outro. Afirmo: são exigências do verdadeiro amor, que nada esconde e não engana! Um conselho simples: todo casal deveria ter a coragem de parar e examinar a profundidade da própria unidade. Isso faz uma enorme diferença no relacionamento a dois!

A primeira preocupação do casal deve ser eliminar toda falsidade, fingimento, dissimulação, mentira, enganação, que possa quebrar a harmonia do casal. É preciso entender que a renúncia a si mesmo exigida pelo amor verdadeiro, não é algo triste. É a maior libertação que o ser humano será capaz de experimentar. Quem quiser viver só para si mesmo, desperdiçará a vida, e não encontrará jamais o seu sentido e nem a verdadeira felicidade!

O fermento que faz o outro ser entendido, compreendido, valorizado, e que o faz crescer, é a unidade gerada no amor. Posso afirmar com muita convicção: só o AMOR constrói a pessoa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário