INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Para viver bem, precisa respeitar a si mesmo!

Pare de desperdiçar energia, tempo, combustível, preocupando-se com o dia de ontem. Viva o presente. O passado se foi; o futuro é desconhecido - mas o presente é real e é agora que estão as oportunidades. Deve ver essas oportunidades; devem ser reais para você. O problema é que não podem parecer reais se sua mente estiver enevoada pelos fracassos passados, se continua a reviver velhos enganos, velhas culpas, antigos desastres. Abra seu caminho lutando contra todas as traumatizações inevitáveis do seu ego, fuja da maldição do passado e volte-se para as oportunidades do presente. Não estou falando de um vago momento no presente - talvez na próxima semana ou no próximo mês. Digo hoje, neste exato minuto!

Pare de menosprezar-se. Infelizmente muita gente faz isso. Talvez você não seja uma celebridade, um milionário ou um herói do futebol ou um herói astronauta. Pode ser ótimo se for um vendedor ou uma dona de casa, um lavador de carros ou de pratos, um lixeiro ou um cobrador. Aprenda com uma história de uma faxineira orgulhosa e corajosa. Uma faxineira pode ser um grande ser humano! Pare de menosprezar-se. Se todos nós fôssemos estrelas de cinema, não haveria comida na mesa, nenhuma produção nas fábricas - e talvez ninguém para assistir os filmes. Aceite-se tal como é. Caso contrário, jamais verá a oportunidade. Não se sentirá livre para ir ao encontro dela; vai achar que não é merecedor.

Tente estabelecer metas construtivas. Já possuímos negativismo demais hoje em dia, violência demais e cinismo demais. Sou a favor das pessoas quietas, objetivas, construtivas, que buscam suas metas sem as altas fanfarras desnecessárias. Enfrente as crises. Não permita que o derrubem. Lute para ficar calmo. Até superar a crise completamente e fazer da crise uma oportunidade criativa. Mantenha sua imagem limpa. Não importa o que aconteça, deve manter a boa opinião que faz de si mesmo. 

Olhe-se no espelho. Esse é você. Precisa gostar de si mesmo; precisa ser seu próprio amigo. Precisa dar apoio a si mesmo. Esse é você no espelho. Não se olhe, dizendo a si mesmo que é o mais perfeito dos seres humanos, maravilhoso, único, original, um indivíduo divino na terra, mas faça uma apreciação de sua pessoa. Não desaponte a si mesmo, nunca!

Para viver bem, precisa respeitar a si mesmo! Precisa acreditar no seu potencial, precisa acreditar na sua capacidade de realização, na sua inteligência, sabedoria, coragem, determinação e acima de tudo na construção de uma vida mais digna e respeitosa. Quero dar-lhe um exemplo de superação: Você se rende à compaixão, contudo não ao ressentimento. À coragem, não à covardia. Aos seus triunfos, não aos riscos. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário