INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

sábado, 24 de fevereiro de 2018

A aspiração eleva à vida; o rastejar a diminui!

Tudo que você faz é parte de sua carreira. Se um trabalho saído de suas mãos é remendado, fraudado, atropelado ou desleixado, seu caráter vai sentir as consequências! Se seu trabalho está malfeito, ele se desintegra rapidamente, se há engodo ou desonestidade, então há engano, impostura e desonestidade também em seu caráter. Somos todos feitos da mesma matéria! Não podemos ter um caráter honesto, uma carreira completa e imaculada, quando estamos sempre boicotando o trabalho, ou produzindo material defeituoso ou fornecendo serviço desleixado.

O ser humano que lida com impostura e inferioridade, mediocridade e falta de inteligência, que remenda seu trabalho, deve estar consciente de que não é um homem digo, um homem de fato, sentirá ao fim da vida que sua carreira também foi um remendo! Passar a vida comprando e vendendo mentiras tratando de engôdos baratos e vulgares ou remendando o trabalho, é desmoralizador para cada elemento que compõe a nobreza de um caráter!

Você nunca mais é o mesmo depois que faz um trabalho malfeito, que faz um serviço pobre, depois que remenda seu trabalho. Não pode ser justo consigo mesmo e injusto com aquele que lhe paga pelo seu trabalho, no que se refere a qualidade, pois, se você se descuida, não só estará ferindo mortalmente a eficiência, mas também conspurcando seu caráter. Se tenciona tornar-se um homem íntegro, completo e justo, deve ser honesto até a medula no que diz respeito à qualidade de seu trabalho!

Ninguém pode realmente ser feliz se não crê na própria honestidade!!! Nossa constituição é tal que a cada vez que abandonamos o caminho certo, providos de princípios, isto resulta uma perda de estima pessoal, tornando-nos, em consequências, menos felizes! Toda vez que obedecemos à lei íntima do fazer sempre certo, ouvimos a aprovação íntima, a alma que diz amém; e toda vez que a desobedecemos, ouvimos um protesto e condenação!

Muitos se desculpam pelo trabalho pobre, desinteressante, desleixado, com o argumento da falta de tempo. Mas nas situações ordinárias da vida, há sempre bastante tempo para se fazer as coisas certas. Uma superioridade incrível permeia o caráter e fibra de um homem, sempre e em qualquer lugar, insiste em dotar de qualidade o seu trabalho. Há uma sensação de realização, de satisfação, de felicidade em sua vida, que não pode ser sentida pelo homem que não dá o máximo de si mesmo. 

Quando estamos tentando, com todas as nossas forças, fazer o melhor que podemos, nossa natureza melhora em sua totalidade. Tudo parece decaído quando estamos perdendo o vigor. A aspiração eleva à vida; o rastejar a diminui!!! Não pense que você nunca vai ter de enfrentar um trabalho que deixou sem terminar, o outro que negligenciou ou que remendou. Não morrem nunca. Jamais. Aparecem novamente à frente em sua carreira, nos momentos menos apropriados, nas situações mais embaraçosas. Vai mortificá-lo, quando menos o espera. 

Milhares de pessoas são imobilizadas toda a vida e obrigadas a aceitar cargos inferiores porque não conseguem vencer o inconveniente dos hábitos de desleixos adquiridos anteriormente; hábitos de imprecisão, desmazelo, de evitar problemas difíceis, de amarrar o trabalho, fugir dele ou fazê-lo pela metade. "Ah, sim está bom, para que ser tão exigente?", tem sido a frase que dá origem a hábitos inconvenientes a toda uma carreira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário