INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

domingo, 22 de janeiro de 2017

A vida é uma arte - iniciativa e competição

O segredo de uma vida feliz e de sucesso consiste em reservar tempo para se viver. A vida é uma arte e para se ter sucesso em qualquer arte é preciso saber distinguir entre a verdade e a imitação e só ficar contente com a excelência da qualidade. No fundo do coração, sabemos que a verdadeira vida é melhor do que isso; é uma grande e maravilhosa experiência que devemos desejar conhecer fervorosamente. Aprender com isso a habilidade da organização da vida. 

É uma das coisas mais tristes que pode acontecer a qualquer um: perder a emoção e a alegria de viver! O romantismo na vida é um bem tão precioso que perdê-lo é a maior tragédia. Nada oferece felicidade tão completa e profunda, como o milagre e o mistério eternamente novos da vida excitante. O sucesso, sem o prazer de viver, é um jogo para os tolos. Portanto, fuja dos trilhos do tédio e da mediocridade.

Nada pode me causar danos a não ser eu mesmo; o mal que experimento, carrego comigo e nunca sou um verdadeiro sofredor, a não ser pela minha própria culpa. Nossa energia origina-se de nossa fraqueza! Quando formos picados e dolorosamente atingidos, desperta a indignação armadas com forças secretas. Um grande homem está sempre desejando ser pequeno! Quando é pressionado, atormentado, derrotado, tem a oportunidade de apender alguma coisa. Adquire sagacidade, maturidade e segue em frente. Quando aprende sobre sua ignorância, está se curando de sua insanidade, de sua presunção, de sua mediocridade, Enfim, adquire habilidade verdadeira.

Aquele que aceita o mal, receberá o mal! O homem não pode falar sem que julgue a si mesmo. Não pode cometer enganos sem sofrer as consequências. Não pode perder a capacidade de ver e ouvir as pessoas. Não pode perder a capacidade de encontrar o melhor nos outros seres humanos. A iniciativa é uma qualidade natural de uma mente livre! Nada pode substituir a iniciativa pessoal na vida de um indivíduo!

Lembre-se, a competição irá sempre colocar sua vida nas mãos dos outros, enquanto a iniciativa lhe proporciona a possibilidade de escolher seu próprio destino! A iniciativa produz autoconfiança, senso de superação, senso de determinação, senso de superar desafios. A competição escraviza e degrada a mente. Produz um indivíduo apagado, medíocre, insensível, imitativo e desinteressante, privado de iniciativa, imaginação, originalidade e espontaneidade. Ele está morto como ser humano! A competição é uma assassina porque priva o indivíduo de iniciativa pessoal e responsabilidade. 

Faça amizades. Faça bons amigos! Viver a vida com calma também significa cultivar amizades. Bons livros e bons amigos compõem uma vida ideal. Não somos muito inteligentes ao permitir que as atividades da vida nos afastem da felicidade das amizades criativas. Nunca deixe passar a oportunidade de fazer novos amigos e, ir além com as amizades. Viver seu estado de espírito de uma forma feliz e demonstrando gratidão pelo que a vida lhes deu. 

Cultivar a tarefa de fazer amigos, de se alimentar de Deus todos os dias, de sempre encontrar o melhor nas outras pessoas, de aprender a conhecer melhor todos os tipos de condições humanas e cultivar o hábito de procurar as qualidades interessantes nas pessoas. Toda pessoa tem algo interessante! Tenha a virtude  e a capacidade de ver a beleza e o romantismo nas pessoas comuns, até mesmo numa mulher pobre, numa feira-livre. A vida jamais perderá o romantismo para a pessoa que, com desprendimento, faz o bem para os outros. Isso tudo faz bem à sua vida!

Dê início em sua vida ao hábito de fazer o bem às pessoas mais próximas a você. Essa atitude  o deixará tão feliz que vai cantar interiormente e o mundo todo que o cerca assumirá um colorido mais rico. O gramado será mais verde e as melodias dos pássaros mais doces, as estrelas serão mais brilhantes e o céu mais azul; a aridez de sua vida se afastará, se você aprender o segredo de encontrar a felicidade na assistência ao ser humano. Isso conservará a sua vida sempre nova e interessante!

A vida foi planejada para ser desfrutada. A vida foi feita para o homem, não o homem para a vida! Ao olharmos em nosso redor neste mundo cheio de beleza primorosas, certamente, devemos achar que ele é bom e que a própria vida é boa. Dediquemos tempo para vivê-la e desfrutá-la completamente. Aquele que aprende a comportar-se assim é mestre na arte de viver! 

O homem nasce para sobreviver. Embora seu fim seja inevitável, não há nenhuma razão para que sua vida não seja longa e agradável. Só uma coisa que se intromete em seu caminho. Ele aprendeu a proteger-se contra a natureza, está ganhando gradualmente a batalha contra a doença e o tempo. Mas ainda não aprendeu a defender-se contra a inveja, a cobiça, a malícia e o egoísmo dos outros seres humanos! Não lute por amor à luta. Não lute para alimentar seu ego. Não lute para exaltar seu orgulho. Não lute para superar seu adversário. Lute apenas para alcançar um propósito maior. A coragem e a convicção são armas poderosas contra os inimigos. Os animais sabem quando você está com medo, um covarde sabe quando você não está!!!








Nenhum comentário:

Postar um comentário