INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Autoestima - experiência pessoal, reside no nosso íntimo!

A forma como vemos as coisas, os aspectos de nossa experiência, a maneira como agimos, como nos relacionamos, como nos expressamos, nossas reações aos acontecimentos, são determinadas por quem e pelo que pensamos que somos. Os dramas da nossa vida são reflexo direto das nossa visões íntimas que temos de nós mesmos. Assim, a autoestima é a chave para o sucesso ou fracasso. E também para entendermos a nós mesmos e aos outros. De todos os julgamentos que fazemos, nenhum é tão importante quanto o que fazemos de nós mesmos. Uma autoestima positiva é requisito básico, fundamental, para uma vida satisfatória!

A auto estima tem dois componentes: o sentimento de competência pessoal e o sentimento de valor pessoal. Ela reflete o julgamento implícito da nossa capacidade de lidar com os desafios, os obstáculos da vida - entender e dominar os problemas - e do direito de ser feliz - respeitar e defender os próprios interesses e necessidades! É se sentir adequado à vida, ser competente e merecedor e manifestar satisfação por ser um ser humano agradável e flexível. Nosso pensamento é a fonte primordial da nossa competência e o fato de estarmos vivos é o bastante para nos garantir o direito de lutar pela felicidade, sempre! Ter a certeza de merecer sempre o melhor.

Processo de crescimento e o próprio desenrolar da vida. A partir de uma compreensão clara, transparente, da nossa honestidade, da nossa integridade, da nossa responsabilidade e de nossas ações. Trabalhar a convicção de que somos capazes de viver e merecedores da felicidade, aptos a enfrentar a vida com mais confiança, boa vontade, otimismo, entusiasmo e expandir nossa capacidade de ser feliz! Expandir nossa disposição para a alegria! Expandir nossa disposição para a felicidade!

Estaremos mais bem equipados para lidar com as adversidades da vida. Melhor resistiremos à pressão, ao desespero ou à derrota. Maior probabilidade de sermos criativos, de obtermos sucesso. Maiores serão nossas chances de mantermos relacionamentos saudáveis e duradouros. Mais inclinados estaremos a tratar os outros com dignidade, com respeito, com benevolência e boa vontade. Uma vez que o respeito é o princípio básico de qualquer relacionamento! 

Afirmo com muita convicção: quanto maior nossa autoestima, mais alegria encontraremos no simples fato de existir, de despertar pela manhã, de viver dentro de nosso corpo! Ela é uma experiência pessoal, reside no íntimo de nosso ser! Ninguém pode respirar por nós, ninguém pode pensar por nós, ninguém pode nos dar amor-próprio. Me julgar merecedor da vida, reconhecer que tenho competência e valor pessoal, que tenho uma mente direcionada à prática do bem, e que ninguém pode gerar essa experiência a não ser eu mesmo. 

A verdadeira autoestima não é obtida à custa dos outros, nem pela intenção de se tornar superior aos demais, diminuindo alguém para poder se elevar. Ela é o estado da pessoa que não está em guerra consigo mesmo nem com os outros seres humanos. A arrogância, o orgulho, o egoísmo não combinam com a autoestima! A importância de uma autoestima saudável reside no fato de que ela forma a base de nossa capacidade de reagir ativa e positivamente às oportunidades da vida - seja no trabalho, no amor ou no lazer! Ela é responsável pela serenidade de espírito que nos possibilita desfrutar a existência.

Viver com maior responsabilidade, sua autoestima aumenta. Seu desejo de ser responsável se fortalece. Seus relacionamentos se fortalecem. Tudo se resume a uma questão: força de vontade e muita determinação! Queremos ter sucesso em nossas vidas. E a chave é desenvolver a autoestima. Temos que aprender novos comportamentos, novas maneiras de pensar e agir e viver conscientemente. 

A nossa mente é nosso meio básico de sobrevivência! Todas as conquistas que nos distinguem como seres humanos se devem a nossa capacidade de pensar! Uso adequado da inteligência! É o fato central de nossa existência. É uma escolha. Somos livres para buscar a expansão da nossa consciência. Enxergar o que é bom ou ruim e definir a decisão. Esse é o significado essencial da nossa liberdade de escolha. 

Viver conscientemente significa buscar estar atento a tudo o que afeta nossos atos, propósitos, valores e princípios e se comportar de acordo com o que vemos e sabemos. Significa gerar um estado mental adequado à situação. Significa assumir a responsabilidade pela nossas percepções, pelas nossas convicções, aprender e crescer em confiança, produtividade e competência. Significa sermos conscientes da nossa honestidade, da nossa integridade pessoal e viver de maneira responsável em relação à realidade. 

Você acha que o propósito da vida é ser feliz? Experimente e pratique a felicidade, continuamente! Compartilhar sua experiência com os outros, Compartilhar de coração aberto a vontade de fazer o bem, de reconhecer nos outros seres humanos a grandeza da humildade, da bondade, da gratidão. Compartilhar sua forma de pensar e agir em favor dos mais necessitados. Encontrar o melhor nas pessoas e compartilhar essa experiência para fazer uma diferença no mundo! Valorize a própria vontade, valorize a própria vida, Abra-se em doação, em servir! 

Não se pode pensar pela cabeça de ninguém. Por isso afirmo convicto: quanto mais vivo de forma consciente, mais confio em minha mente e respeito meu valor. Quanto mais confio em minha mente e respeito meu valor, mais natural se torna viver de forma consciente. A mesma relação existe entre todos os comportamentos que contribuem com nossa autoestima. O que importa é a vontade de ver, de saber, de ser consciente. Em qualquer momento de nossa existência, podemos nos permitir ser plenamente conscientes da natureza de nossas escolhas e de nossos atos e nosso desenvolvimento como ser humano!!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário