INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

terça-feira, 26 de julho de 2016

A vida é um dom e quando a recebemos ganhamos a oportunidade de decidir o que fazer com ela!

A vida é um dom, e quando a recebemos ganhamos a oportunidade de decidir o que fazer com ela. O caminho e o objetivo da sua vida, serão traçados em um plano ou mapa criado por você. O seu futuro - o modo como você se sente - é decorrente das decisões que toma, das prioridades que define e da perspectiva que adota em relação às coisas, às circunstâncias. A satisfação na vida está relacionada às experiências com a família, com os amigos, - aqueles que participam regularmente da nossa vida - e não tem relação com as pessoas com quem temos contatos breves e irregulares. 

É preciso tomar consciência de que o que realmente importa é seguir seu movimento interior e realizar da melhor maneira possível sua vocação. Sem um objetivo, tudo perde o sentido. Exemplo: você pode trabalhar, arrumar a casa, brincar com os filhos, divertir-se à vontade, tomar resoluções para um novo ano. Entretanto, se você não tiver uma razão viável para estar fazendo tudo isso, nenhuma dessas coisas terá qualquer sentido. Saber qual é o objetivo que queremos alcançar com determinada atividade nos permite avaliar se estamos avançando em sua direção e nos possibilita mudar de rumo se for necessário. 

Ninguém é feliz para sempre, mas que a vida é cheia de pequenas e grandes alegrias. Momentos de sofrimentos são inevitáveis, mas aprendemos e sabemos que a capacidade do ser humano é extraordinária. Sentem-se mais livres, mais capacidade de fazer escolhas, e usufruir o que está ao seu alcance. Poder satisfazer seus desejos e necessidades é certamente fator de satisfação. Valores fundamentais de amor, compaixão e solidariedade são importantíssimos! 

Insistimos numa relação que já se revelou doentia e repetimos os recursos esgotados, fechando-nos para novas e outras oportunidades. Persistimos numa profissão, apesar de sentirmos que não temos vocação para ela, só porque nosso pai esperava que o sucedêssemos. Empurramos, e nunca percebemos que é inútil e que estamos desperdiçando um tempo e uma energia que poderiam abrir outros caminhos de felicidade. Ninguém, a não ser nós mesmos, nos obriga a empurrar a rocha, ladeira  a baixo. Podemos largá-la, é só querer de verdade!

A satisfação aparece associada à coerência dos objetivos definidos para a vida! Um novo estímulo para se empenharem em criar um mundo melhor, mais justo, com as mesmas oportunidades para todos. O importante na vida é dar o melhor rendimento possível de sua capacidade, de suas habilidades. A harmonia entre os objetivos de uma pessoa e a sua capacidade é uma garantia de felicidade.

Reserve, todos os dias, algum tempo para se divertir, para dizer bobagens, falar besteiras, para rir. Faz um bem enorme em sua vida! Divertir-se mais, bater aquele papo e dar risadas, reservar algum tempo para coisas que poderiam ser consideradas bobagens, mas nos dão muita alegria, é essencial para a felicidade. Os indivíduos que dedicam algum tempo a se divertir, têm chances de ficarem felizes em sua vida diária, de se sentirem bem com sua idade e com a etapa que estão vivendo.

A tendência a ser disciplinado, persistente e consciencioso, exerce um efeito excelente, positivo, sobre a felicidade! Ingredientes essenciais para a vida: estabilidade e diversão! Sou extremamente apaixonado em colecionar livros é uma fonte inesgotável de conhecimento, de entretenimento, de satisfação e uma maneira de estabelecer relações com as pessoas mais diferentes em todo mundo. Conviver com as melhores mentes do mundo! Tenho um gosto enorme de viver cercado de livros. Faz parte da minha vida, do meu dia a dia, constantemente. 

Quantas vezes fantasiamos relações ideais entre os outros, achando que só nós temos problemas e conflitos. Mas, não há relação perfeita, o que há são pessoas que mistificam seus relacionamentos, querendo dar impressão de que vivem uma situação ideal. A felicidade consiste em aproveitar os relacionamentos, sem forçá-los a alcançar um padrão artificial ou compará-los com a vida e os amores de outras pessoas. 

Nunca se dê por vencido. Se você não acreditar em si mesmo, nada vai dar certo! Tão importante quanto aprender a fazer é aprender que você pode fazer. Não se trata de arrogância ou pretensão, mas de uma atitude positiva e de crença no seu poder de realização, seu poder de convencimento, seu poder de persuasão.

Se você acha que é possível ter uma vida perfeita, viverá em eterna frustração. Alegria e tristeza, entusiasmo e decepção são partes integrantes da existência. A satisfação completa não existe, tudo na vida pode ser melhorado. Lute sempre para melhorar e alegrar-se com as suas conquistas. Não busque a perfeição, porque não é possível alcançá-la! 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário