INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

terça-feira, 24 de maio de 2016

A Busca pela Excelência Continua

É um processo contínuo... Nesse ambiente global altamente volátil e em perpétua mutação, encontrar e manter boas pessoas em um compromisso de longo prazo nas organizações, tornou-se um desafio que atinge proporções quase que de crise. Perdas para as concorrentes é cada vez maior. Isso revela a excessiva mobilidade da mão de obra - insatisfação no emprego e da falta geral de motivação do trabalhador. O desafio maior é fazer da pessoa humana o núcleo - seu potencial, impulso, perícia e determinação - elementos que nutrem a motivação. Despertando o nível de consciência, para que o indivíduo seja levado por si só a criar excelência pessoal. Criar motivação pelo despertar da consciência humana e pela formação da pessoa, paixão e dedicação e pelo extraordinário poder de percepção.

Hoje, é uma arte, encontrar e manter boas pessoas, proporcionando-lhes satisfação e realização no trabalho, equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, e de receber em troca, sua confiança, dedicação, lealdade e seu compromisso de longo prazo com a organização. Os tempos mudaram - e mudaram consideravelmente. Lidamos hoje com um ser altamente capacitado, bem informado e independente, que tem diversos conjuntos de necessidades e aspirações. O indivíduo hoje busca autoestima, controle, satisfação, realização e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, na esperança de explorar a excelência ligada ao trabalho.

À medida que os mercados assumem natureza global, a exigência de uma força de trabalho capacitada aumenta de maneira exponencial. A preocupação dominante das organizações de hoje, gira em torno de três perguntas: Como encontrar boas pessoas? Tendo encontrado, como retê-las? Como manter os empregados continuamente motivados? "Boas Pessoas" - queremos nos referir àqueles otimistas automotivados, altamente capacitados e polivalentes, com iniciativas e impulsos, que sairiam do seu caminho para ajudar a organização a crescer e atingir sucesso contínuo, e que, ao fazê-lo, estariam também realizando suas aspirações.

A motivação é algo pessoal - reside dentro da pessoa. Deve ser autogerada pelo próprio impulso, paixão e determinação do indivíduo. Formar a pessoa - despertar a reserva de energia altamente potente, contudo adormecida, dentro dela para criar o desejo de automotivação e autodisciplina. É necessário ter constância de propósitos, a fim de despertar o desejo interno do indivíduo, influenciar e melhorar atitudes, são a competência básica da motivação. Provocar impulsos e desejos de excelência! Nada pode ser concebido, realizado ou conseguido, sem o desejo interno que, por seu turno, cria a motivação. A força por trás de todos os determinantes do sucesso são a dedicação, a excelência e o empenho humanos!

Aumento da motivação - maior produtividade, melhoria da qualidade, redução de custos, preço competitivo, satisfação do cliente, aumento da liquidez e sucesso competitivo! Os trabalhadores estão se tornando mais conscientes do equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Em termos de ideais, buscam um bom trabalho, ganhar dinheiro, ser independente e realizar sonhos - tudo ao mesmo tempo!

O cenário pede uma forma inteiramente nova de pensamentos, comportamentos e atuações. Como se comporta, pensa e age. Os trabalhadores não são meros recursos de produção, são humanos,  com aspirações de natureza humana. Estão ficando com níveis de capacidade impressionantes e com base de conhecimentos cada vez maiores. São mais bem informados hoje do que antes. Têm mais consciência do bem-estar e do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, constitui quase que sua maior prioridade. Um indivíduo feliz e satisfeito muito provavelmente, será dedicado, fiel e comprometido com a causa da organização.

Tendo conseguido as necessidades básicas, o trabalhador quer sentir-se seguro e desejado no local de trabalho. A segurança do emprego ajuda a dissipar o medo, aumenta a confiança, eleva o sentimento de fazer ´parte do meio, e faz crescer a lealdade e a empatia com a organização. A simplicidade é a chave do sucesso!

O indivíduo tem grande responsabilidade no que se refere à criação de um ambiente de trabalho harmonioso e gratificante. Esses esforços incluem: manter uma atitude agradável e positiva; participar em esforços de equipe; aceitar desafios e responsabilidades; ser honesto com as pessoas; ser proativo oferecendo ajuda e assistência; ser genuíno e empático com as causas da organização; estar sempre à procura da melhoria contínua e paixão por tudo o que faz. 

Você é dotado de uma fonte ilimitada de energia e força para criar a excelência! O mais importante é manter a cabeça erguida e pensar positivo. Por exemplo: pense nos obstáculos como desafios nos fracassos como experiências de aprendizagem. Continue a reforçar sua determinação continuamente - você deve isso a si próprio. Pratique!   






Nenhum comentário:

Postar um comentário