INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Conversas de Encorajamento

Prezado Professor!

No dia 17 de junho de 2008, estive na platéia do Seminário de um dia inteiro de duração que você conduziu em Belém do Pará, no SESI da Avenida Almirante Barroso. Era meu dia de folga e meu irmão me dera um ingresso para comparecer, na esperança de que eu pudesse encontrar um pouco de esperança e encorajamento. Sentei-me no meu lugar, cético, mais ainda assim, esperançoso de que acontecesse alguma coisa que me desse "aquela energia contagiante" que meu irmão achava que eu precisava.

Você iniciou a palestra, com um enorme volume de entusiasmo, quando disse: "Você pode chegar aonde quiser, fazer o que quiser e ser o que quiser!" Confesso Professor, que fiquei surpreso, quando você entrou tão forte no assunto e imediatamente resolvi que não ia ficar sentado ali o dia inteiro, ouvindo um bocado de conversas de encorajamento a cargo de um superotimista, ligado, entusiástico, que não sabia coisa alguma a meu respeito. Eu tinha certeza do que nada que você dizia se aplicava a mim, então, olhei em volta à procura de uma maneira de cair fora dali! Nessa ocasião, pensei, sairia tranquilamente, para nunca mais nem ouvir qualquer coisa que você dizia.

Minuto depois, quando você teve o desplante de dizer que Deus me amava, já que eu tinha a certeza de que isso não  podia ser verdade, comecei a estrebuchar ainda mais. Depois, você fez a observação de que o homem fora: "Projetado para a realização, construído para o sucesso e dotado da semente da grandeza". Enquanto, você pronunciava essas palavras, pensei com meus botões: "Bem, o velhote está finalmente chegando mais perto da verdade"!

Nessa altura, Professor, eu estava saindo de um divórcio arrasador. Ainda tinha emprego apenas porque  o patrão era meu amigo, não porque eu fosse produtivo ou merecesse o salário que ganhava.

Eu estava literalmente quebrado. Não ia à igreja há anos. Estava financeiramente falido, espiritualmente falido, fisicamente falido - sem família, apenas um amigo, um futuro desolador me olhando na cara, ali estava eu, dizendo que havia esperança para mim. Eu não estava acreditando, mas você é um cara persistente e continuou a enfatizar; Você pode! Então você disse alguma coisa que não me lembro o que foi, mas que foi reforçado por uma mulher sentada atrás de mim. "Isso é verdade, ou amém"; o que quer que vocês cristãos, digam quando concordam com alguém. Quando ela fez esse comentário, minha mente abriu-se de estado, peguei meu bloco e comecei a tomar notas.

Durante o resto do dia, escrevi rápido e furiosamente, com um senso de urgência que crescia cada vez mais. Pela primeira vez na minha vida adulta, havia um vislumbre de esperança de que, talvez, eu pudesse fazer alguma coisa por mim.

Ao fim do dia, eu estava realmente emocionado e queria comprar, de qualquer jeito, CDs. sobre motivação, mas também, nessa época, eu lutava pela sobrevivência financeiramente. Mais uma vez meu irmão, foi meu salva-vidas. Emprestou-me dinheiro e comprei-os. Naquele dia, eu já ouvira você falar durante muito tempo, mas ao chegar em casa escutei novamente. Antes de apagar as luzes naquela noite, tive a impressão de que ia conseguir. A esperança, pela primeira vez na minha vida adulta, levantava a cabeça - e parecia bonita!

Na manhã, seguinte, a primeira coisa que eu fiz foi dizer ao meu patrão, que ele tinha um empregado novo em folha! Naquela tarde fui à faculdade e me transferir do curso de história que eu estava fazendo, para psicologia, querendo aprender mais sobre mim mesmo e meus semelhantes. Procurei uma academia para botar o corpo em dia. Hoje me sinto feliz!

Você dizia: "Você nasceu para vencer", e eu retrucava: "Nesse caso por que é que eu estou sempre perdendo? Você dizia: "Você pode" E eu retrucava: "Mas, Professor, eu nunca pude!" Você dizia: "Aguenta aí Eduardo" e eu dizia: "Aguentar não tem nenhuma graça". Você dizia: "Você foi projetado para a realização", e eu observava; " Nesse caso, por que nunca realizei nada"?

Ainda assim, acredito honestamente, que qualquer pessoa que ouvir os conceitos que você expõe, saberá no fim que o que você diz é verdade e agirá com resultados positivos. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário