INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Amigos como esse podem fazer mais dano do que uma dúzia de inimigos!

Por que tantas pessoas deixam seus objetivos, seus sonhos, morrerem sem terem vivido? Atitudes negativistas e irônicas dos outros! Quer um exemplo? Nossos inimigos nunca nos importunam demais; normalmente podemos controlá-los sem muito trabalho. Mas nossos amigos se são negativistas, constantemente perfurando nossos sonhos, nossos objetivos, com um sorriso irônica aqui, uma rasteira ali, um conselho sem graça, uma constante corrente de vibrações negativas - afirmo convicto: nossos amigos podem nos matar!

Um homem fica excitado diante da possibilidade de um novo emprego. Vê a oportunidade de fazer mais dinheiro, de fazer um trabalho mais significativo, de mostrar-se à altura de um desafio pessoal, o velho coração começa a bater mais forte e o sangue passa a fluir mais rápido e ele se sente acelerando o motor para esta nova e estimulante perspectiva. Fica com a vontade de tentar e a fé em acreditar que é possível - reforça a convicção crescente que tudo pode dar certo!

Porém, certa noite, sobre a cerca dos fundos da casa, confia o assunto ao vizinho, este esboça um sorriso afetado, uma risada que diz: "Não pode fazer isso!", uma lista de quase meio metro de todos os problemas e obstáculos e mais 50 razões por que não fará coisa alguma e que é melhor ficar onde está. Antes que saiba, seu entusiasmo cai próximo de zero!

Volta para casa como um cachorrinho açoitado, com o rabo arrastando ao chão, e todo o entusiasmo e autoconfiança se foram. Aí começa a fazer uma reavaliação de si mesmo. Agora, nesse exato momento, está pensando em todas as razões que o permitam. Deixa que um bate-papo de cinco minutos de negativismo, de ridículo ou de pura descrença, com um vizinho que não sonha nada e não faz nada, tire o vapor de sua máquina. Amigos como esse podem fazer mais dano do que uma dúzia de inimigos!

Lembre-se de que a coisa mais fácil de encontrar nessa Terra de Deus é alguém que lhe diga todas as coisas que você não pode fazer. Alguém sempre estará ansioso para lhe chamar a atenção - talvez com apenas um olhar,  ou um tom de voz - que qualquer coisa nova ou ousada que tente está fadada ao fracasso. Não lhes dê ouvidos! Sempre é o sujeito que jamais se tornou bem-sucedido. Uma pessoa incompetente, um sujeito que nunca administrou absolutamente nada. Não lhes dê ouvidos. 

Se tem um sonho, seja qual for, ouse acreditar nele e tente-o. Dê uma chance de acontecer! Não deixe seu cunhado, ou o encanador, ou o companheiro de pesca do seu marido, ou o sujeito do escritório ao lado tirarem a fé, a convicção, que tem em si mesmo, a fé que faz as coisas acontecerem! Não deixe que o sujeito que fica sentado no sofá assistindo televisão todas as noites falem como a vida é fútil.

Se tiver aquela chama de um determinado sonho em algum lugar nas profundezas de seu ser, agradeça a Deus por isso e faça alguma coisa por ela. E não deixe que ninguém a apague! Acredito muitíssimo no potencial do esforço individual! Acredite que pode e vai descobrir que pode mesmo. Tente! E ficará surpreso diante da quantidade de coisas boas que podem acontecer em sua vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário