INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Precisamos praticar diariamente a humildade, a paciência e a tolerância!

A extrema importância do calor humano, do afeto e da compaixão para a saúde, a felicidade e a paz de espírito das pessoas. É um tema importantíssimo. É a essência de todo ensinamento. É preciso ser um bom ser humano, um ser humano sensível, com uma noção de responsabilidade e compromisso por um mundo melhor e mais feliz. A verdade é, torna a pessoa mais calma, mais feliz, mais tranquila. A compaixão, a tolerância, o perdão, o interesse pelos outros, são genuínas qualidades espirituais. Há outros fatores como: a convicção, a determinação, a ação e o esforço. O passo seguinte é desenvolver a convicção. Necessidade de mudar, para desenvolver a determinação. Transformar essa determinação em ação. É a importância crítica! Aí entra o aprendizado e a educação como o primeiro passo para realizar a transformação interior. Melhora a saúde, uma vida mais longa, além de evitar que o indivíduo tenha depressão. 

O tremendo poder da mente, uma mente treinada, direcionada, concentrada, com muita experiência e raciocínio bem fundamentado. Estabelecer novos hábitos que trazem a felicidade ao ser humano. Determinação, esforço e tempo - esses são os verdadeiros segredos para alcançar a felicidade! Nunca deveríamos perder de vista a importância de ter uma atitude realista. Precisamos encontrar o equilíbrio. Sem expectativas e esperança, sem aspirações, não pode haver progresso. Então, temos que aumentar nossas emoções positivas como o amor, a compaixão e o perdão. 

Podemos ver, perspectivas diferentes, dentro da identidade individual de cada pessoa e ressaltar traços positivos como: serenidade e paz de espírito. Gerar compaixão, começamos por admitir que não queremos o sofrimento e que temos o direito à felicidade. Há desejos negativos como: desejo em excesso e a ganância, baseiam-se simplesmente num sentimento de insatisfação. Temos que cultivar certas qualidades mentais, como a paciência, a tolerância, a benevolência e extrair de nossas vidas o ódio, o ressentimento, o medo e o apego.

Atributos positivos - o amor, a compaixão, a paciência, a generosidade, a serenidade, a humildade - como armas às emoções negativas. Expressão do nosso estado latente de alegria e felicidade! Provocar uma mudança nos nossos sentimentos e melhorar nosso humor. Há espécies diferentes de emoções negativas ou aflitivas, como a intolerância, a presunção, a arrogância, o ciúme, a luxúria, o ódio e a raiva são considerados os maiores males aos seres humanos, por serem obstáculos ao desenvolvimento da compaixão e da serenidade de espírito. A raiva gera rancor e ódio. O ódio, ele nunca é positivo. Não gera absolutamente nenhum benefício. É sempre totalmente negativo!

Precisamos cultivar diariamente a paciência e a tolerância. Cultivar com êxito a paciência e a tolerância, precisamos gerar entusiasmo, um forte desejo de atingir nossos objetivos. Quanto maior o entusiasmo, maior nossa capacidade para suportar as dificuldades que encontraremos pelo caminho. Quando nos dedicamos à prática da paciência e da tolerância,  o que está acontecendo é um envolvimento num combate com o ódio e a raiva. Os efeitos destrutivos do ódio são muito visíveis, muito óbvios e imediatos. Exemplo, quando um pensamento muito forte ou intenso de ódio brota dentro de nós, naquele instante, nos domina totalmente e destrói nossa paz mental. Nossa presença de espírito desaparece por completo, sufoca a melhor parte de nosso cérebro - nossa capacidade de distinguir o certo e o errado. O ódio produz uma transformação física muito feia e desagradável no indivíduo. 

O ódio não tem nenhuma outra função, nenhum outro objetivo, que não seja o de nos destruir. É possível imaginar uma situação na qual, em virtude da repressão de certas emoções ou certos sentimentos de raiva, de ódio, talvez seja melhor simplesmente abrir o coração e expressá-los. Vai fazer um bem enorme às pessoas. A raiva alimenta-se da raiva! Reagir a uma situação dessas, com paciência e tolerância, provém de uma mente forte, provida de autodisciplina e determinação. 

Existe uma ligação muito forte entre a humildade e a paciência. A humildade envolve a capacidade de adotar uma postura serena e agir dessa forma. Isso chamo de humildade genuína! Paciência - uma espécie de mansidão que é a verdadeira tolerância. Está aberto às circunstâncias! Um produto da humildade, da tolerância é o perdão! Quando somos humildes, pacientes e tolerantes o perdão surge naturalmente. Somos motivados por esses valores, diariamente. 

Com o desenvolvimento da humildade, da paciência e da tolerância, é possível abandonar os sentimentos negativos associados aos acontecimentos diários. A ansiedade e a preocupação excessiva podem, como a raiva e o ódio, ter efeitos devastadores na mente e no corpo, tornando-se fonte de muito sofrimento emocional e até mesmo de enfermidade físicas. Cultivar a compaixão e aprofundar nossa ligação com os outros, pode promover a boa higiene mental e ajudar a tirar ´lixo acumulado em nossa mente e pode nos ajudar a combater estados ansiosos. Perderemos a paz de espírito, nossa serenidade e assumiremos uma aparência física simplesmente horrível.  






Nenhum comentário:

Postar um comentário