INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Ser justo e a generosidade.

 Há muitos que se ocupam em praticar atos de bondade e generosidade, com certa preocupação de serem vistos e reconhecidos como pessoas generosas e boas. É muito meritória a generosidade; é sempre simpática a bondade. Devemos imprimir em nossa vida tais práticas como virtudes permanentes, porém, nunca nos esqueçamos de que devemos ser justos, antes mesmo de sermos generosos, pois é mais importante ser justo que ser generoso!

A generosidade agrada, enquanto a justiça recompensa e traz paz à consciência! Pratique sempre a tolerância. Esforce-se sempre por descobrir aquela luz que brilha na alma de seu semelhante, seja ele quem for, sem se fixar no policiamento de seus defeitos. Habitue-se a contemplar o lado bonito e virtuoso que existe em cada um. Esta é, sem dúvida, uma boa maneira de você ser mais justo e compreensivo, mais generoso e mais cristão.

Excelente oportunidade para ser um pouco mais exigente para consigo mesmo, vendo o quanto está longe do seu comportamento ideal. Vigie-se mais e deixe de ser o vigia de seu irmão. Preste atenção: quando Deus constituiu a sociedade, não a qualificou nem distinguiu entre negros e brancos, entre pobres e ricos, entre sábios e ignorantes. O que me impressiona é que a sociedade comete a tremenda injustiça de discriminar cada ser humano pelo cor de sua pele, pela sua posição social, por sua condição econômica ou até pela religião que professa!

Acho muito interessante quando todo se unem, se irmanam, se igualam, e se dão as mãos quando dizem: "Pai nosso que estás nos céus"... Como é maravilhoso se alimentar de Deus, todo dia e o dia todo. É gratificante porque você encontra forças para enfrentar os desafios da vida com serenidade. Agora o que me preocupa é o seguinte: há muita gente que só se preocupa com as coisas que pretende fazer, só sabe dar valor ao agora e ao amanhã de sua vida. Deixa as coisas do passado como se elas já estivessem mortas.

Isso acho um terrível engano! Tudo aquilo que fizemos no passado marca de tal forma a nossa vida, que se torna consequência inevitável. Quem se deteve em praticar o mal, quem cultivou o ódio, quem viveu somente para si mesmo em grosseiro egoísmo, sentirá as consequências dos seus erros vida afora. Aí, fica o alerta, como é bom olhar para o passado e saber que essa tranquilidade interior de que se goza é fruto de todo bem antes praticado. Fica a dica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário