INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

domingo, 20 de dezembro de 2020

Deus não fala, mas tudo fala de Deus!

 O casamento é a instituição mais antiga da humanidade, porque Deus quis que o casal fosse fecundado no amor divino. Mas sabemos que nem sempre isso é possível. O tempo feriu a natureza humana e o ser humano se tornou egoísta, prepotente, vaidoso, orgulhoso, preguiçoso, impertinente, irritado mau humorado etc. E tudo isso interfere no casamento e separa inúmeros casais. Muitos se casam sem se conhecer e acabam se estranhando. Para muitos falta o indispensável diálogo, a capacidade de ouvir, entender, compreender, perdoar, ajudar. Em outros há falta de maturidade e virtudes, necessárias para assumir as responsabilidades.

Nunca esqueça disso: é no lar que se constrói a felicidade! Aqui está o sentido mais profundo do casamento. Construir o outro, com suas diferenças, sua forma de ver o mundo, suas características próprias.  Na união profunda do amor cresce e se multiplica a família, a mais importante instituição da humanidade; a célula principal do plano de Deus para os homens e ela surge com o matrimônio. Como é maravilhoso o casal se alimentar de Deus, todo o dia e o dia todo. É gratificante. Isso nos faz um bem danado.

Agora, meu irmão, quando o homem se arvora em ser "senhor do bem e do mal" e quer ocupar o lugar de Deus, ele sofre e morre! Nunca esqueça de se lembrar que o salário do pecado é a morte! O pecado atingiu todas as realidades da vida humana, e de modo especial o casamento e a família. Sem o pecado não haveria a desarmonia do homem consigo mesmo, com a natureza, com Deus e com a mulher. O desentendimento, o egoísmo, a vaidade, o orgulho, a arrogância, a ganância, impureza, adultério, a gula, a inveja, a ira. Tudo que divide a família e afasta a pessoa humana de Deus.

A briga, a discussão, a violências, o crime, tudo isso, elimina o amor. Só acho que o egoísmo é a fonte das discórdias. O casamento é uma bela realidade que Deus ama e quer ver pleno de felicidade para o casal. Deus não fala, mas tudo fala de Deus! A família é a nascente sagrada da vida, E a missão sagrada da família: guardar revelar e comunicar ao mundo o amor e a vida! Nunca esqueça de se lembrar: onde Deus reside, habita, é reconhecido, amado, adorado e servido, no seio da família, existe estrutura, firmeza e adoração.

Com Deus e sua graça o casal pode superar suas dificuldades, superar seus desafios. Principalmente, quando o casal se fortalece se alimentando de Deus, encontrando sempre o melhor nas outras pessoas, descobrindo quais são as reais necessidades dos seus semelhantes, isso constrói um caminho excelente na prática do bem, do amor, da generosidade e da compaixão. Reconhecer no outro a presença de Deus e compartilhar com ele essa experiência única. É só experimentar e veja o que acontece.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário