INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Não saber perdoar e pedir perdão!

Ninguém se faz amar pela força ou pela violência! O perdão é a face mais linda do amor. Nós erramos e precisamos pedir e dar perdão. Por isso, quando todos nós cometemos um erro, é preciso saber admitir e pedir desculpas pelo acontecido. Esta é uma palavra de ouro: "me desculpe, por favor"! Admitir um erro não é humilhação! A pessoa que admite seu erro demonstra ser honesta consigo mesma e com o outro. Por isso, quando erramos não temos duas alternativas honestas, apenas uma: reconhecer o erro, pedir perdão e procurar remediar o que fizemos de errado, com o propósito de não repeti-lo. Isto é ser humilde!

Assim agindo, mesmos os nossos erros e quedas serão alavancas para o nosso amadurecimento e crescimento. Quando temos a coragem, de pedir perdão, vencemos o orgulho, eliminamos quase de vez o motivo de conflito e a paz retorna aos corações. Nunca esqueça disso: é nobre pedir perdão! Se você quer construir uma amizade duradoura e feliz e ter paz de espírito, saiba perdoar! Peça essa graça a Deus e jamais aceite ir a desforra. É evidente, é claro, que não é fácil perdoar, e por isso, precisamos da ajuda de Deus nessa caminhada.

Precisamos perdoar o outro de todo o coração - é exigência do amor, que nos fortifica, nos incentiva em ir à frente e desbloquear qualquer situação desfavorável. Isso é uma exigência de Deus! Ele fará cumprir toda a justiça. Não podemos querer executá-la com as nossas próprias mãos; elas também ficariam sujas de sangue! O perdão dado tem força de mudar o coração duro do pecador! É a força da mansidão e do perdão que transforma vidas. As pessoas precisam ter forças de viver tudo isso.

O milagre do perdão. As pessoas que nos fazem sofrer servem para nos exercitar a humildade, a paciência e outras virtudes; acabam nos ajudando a ser felizes! Afinal, a amizade é fruto de aperfeiçoamento. Perdoar uma injúria é elevar-se ao mais alto grau de virtude, é ultrapassar os limites da natureza, é divino, pois é o que pertence a Deus. Sem a disposição de perdoar constantemente, nenhum ser humano é capaz de construir relacionamentos duradouros.

Perdoar não é um ato de fraqueza ou de resignação doentia; é um gesto de grandeza de alma, de mansidão e fortaleza. Só os fortes sabem perdoar! Os fracos exigem vingança, represália, revanche. Fica a dica: se não soubermos perdoar as pequenas falhas do outro, nunca chegaremos a desfrutar de suas grandes virtudes. Às vezes, não vemos a grandeza de uma pessoa porque nos deixamos cegar pelos pequenos erros. Certamente nos elevamos acima daqueles que nos ofendem, quando somos capazes de perdoá-los. Ao que pouco se perdoa, pouco ama!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário