INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Todos temos um potencial tremendo e fomos abençoados com dons!

Ensino profissionalmente desde 1978. Tem sido uma experiência muito gratificante. E um tremendo aprendizado na minha vida, também. E também uma atividade perturbadora, pois tenho ensinado para milhares de pessoas e vejo e percebo algo em comum em todos nós, incluindo eu próprio. Todos temos um potencial tremendo e fomos abençoados com dons exclusivos. Com inteligência, bom senso, força de vontade, ousadia, determinação e muita coragem de superar desafios.

Contudo, a única coisa que nos detém é alguma insegurança. Não é tanta falta de informação mas sim a falta de autoconfiança. Alguns são mais afetados do que outros. Quando saímos da escola, a maioria de nós sabe o que conta não é tanto o título que obtivemos ou as notas que tiramos. Olha meu irmão, no mundo real, fora da academia, é necessário algo mais do que simplesmente notas. Já ouvi falar de garra, ousadia, audácia, coragem, cara de pau, esperteza, tenacidade, brilho... Este fator qualquer que seja o nome, que se lhe atribui, é mais decisivo, em última instância, para nosso futuro do que as notas obtidas ao longo dos estudos.

Tenho plena convicção, que dentro de cada um de nós, há alguma dessas características. Existe também o reverso das mesmas: pessoas que se necessário, se ajoelhariam suplicantes. Como professor, reconheço que são o medo excessivo e a falta de autoconfiança os grandes empecilhos à manifestação do gênio pessoal. Partia-me o coração ver estudantes que sabiam as respostas e que, no entanto, não tinham a coragem de agir em consequência.

Muitas vezes, no mundo real, não são os talentosos que vão em frente, mas os ousados! Em minha experiência pessoal, o gênio exige tanto conhecimento técnico, quanto ousadia. Agora, se o medo for muito forte, o gênio se extingue! Nas nossas aulas, incentivos nossos alunos firmemente a aprenderem a assumir riscos, a serem ousados, determinados, e deixarem seu gênio converter seu medo em poder e brilhantismo. Isso às vezes, funciona para alguns e apavoras outros.

O período em que nos encontramos é arrebatador, não tem precedente na história mundial. As gerações futura olharão para esta época e verão o quanto de vibrações deve ter havido. Terá sido a morte do velho e o nascimento do novo? Terá sido tumultuada e empolgante. Conheço pessoas que estão perdendo seus empregos e suas casa que culpam a tecnologia, ou a economia, ou o chefe. Infelizmente, elas não percebem que elas próprias podem ser o problema!




Nenhum comentário:

Postar um comentário