INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Precisamos nos sentir competentes!

Precisamos nos sentir competentes. Quando você realiza tarefas para as quais tem talento, sejam eles quais forem, você o faz com bastante prazer, mesmo que tenha de pedir ajuda. Reconheça tranquilamente quais são as coisas para as quais você não tem jeito e recuse-se a desempenhá-las se for possível. O importante é você desempenhar bem seu papel e escolher como melhorar seu sua tarefa diária. Nunca esqueça que a disciplina é sua aliada, para realizar qualquer coisa.

Lembre-se de onde você veio e como chegou a este lugar. É uma pergunta que raramente nos ocorre, apesar de sua resposta ser importante para nossa identidade. Sem mesmo nos darmos conta de que ansiamos por saber qual é nosso lugar neste mundo. Pesquise sua origem. Todos nós pertencemos a um grupo ou a uma família que tem sua história, seus valores, seus princípios, sua cultura, que possou por muitas experiências e desafios até chegar à você.

Isso traz um enorme reforço à sua identidade e faz com que você se sinta um ser único, original no meio de um mundo vasto, cruel e complexo. Vivemos num mundo massificado que nos impõe limites, seus costumes e nos identifica por nossas características mais superficiais. Nossas casa parecem iguais, nossas cidades parecem iguais, vemos os mesmos filmes, obedecemos  à ditadura da moda, repetimos as opiniões impostas pelos meios de comunicação, Frequentemente nos sentimos perdidos em meio a toda essa repetição.

Conhecemos nosso círculo familiar mais próximo, ouvimos remotamente falar das pessoas mais velhas, mas não temos ideia do que viveram e representaram. De onde vim e como cheguei a este lugar? É uma excelente pergunta que devemos nos fazer para descobrirmo nosso passado, nossa maneira de ser e pensar, de nossas atitudes perante à vida, e das nossas amizades e relacionamentos. Se fizermos isso vamos descobrir qual o nosso lugar no mundo que vivemos.

Esse compartilhamento de alegria em descobrir nossa origem nos dá uma profunda satisfação pelo sentimento de ligação com as outras pessoas. De encontrar sempre o melhor em todas elas, de nos colocarmos à disposição para servi-las, isso nos revigora, nos dá força, energia e coragem para enfrentarmos os desafios e circunstâncias que possam aparecer em nossa vida.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário