INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

sexta-feira, 31 de julho de 2020

Descartar o ser humano como se fosse um objeto usado que se põe ao lixo. Cuidado!

Hoje em dia, a sociedade de consumo e de descarte de tudo, descarta também o ser humano como se fosse um objeto usado que se põe no lixo, quando não interessa mais. Acho terrível e perigoso quando se esta triste mentalidade chega ao casamento. Nossa visão sobre a pessoa humana está deformada: e isso prejudica e muito também no casamento. Nunca esqueça disso: só ao casal humano Deus deu a inteligência para compreender, a liberdade para escolher, a vontade para perseverar e a consciência para ouvir continuamente a Sua Voz e fazer somente o bem, evitando o mal!

Os animais, as plantas e as pedras existem, mas não sabem que existem; apenas o homem e a mulher sabem que existem. E por isso são capazes de perguntar: quem eu sou, de onde vim, o que estou fazendo aqui, para onde vou? É o verdadeiro impulso que existe em cada um de nós. O ser humano não é uma coisa, um objeto; é diferente o meu relacionamento com um objeto e com uma pessoa. A relação com o outro implica no seu conhecimento, aceitação e comunicação. Conhecer um ser humano é diferente de conhecer um objeto, que é frio e desmontável!

Fica a dica. A pessoa é dotada de razão, memória, sensibilidade, espiritualidade, inteligência, vontade e liberdade; tudo isso faz dela um ser simplesmente maravilhoso que precisa ser abordado com carinho, respeito e paciência. Afirmo: não se toca uma pérola com as mãos sujas! O ser humano é um mistério, e que não é fácil de ser decifrado, revelado e entendido. O seu ser e a sua realidade é sempre superior à ideia que fazemos dele. Só conhecerá suas riquezas quem souber explorá-lo com sabedoria, amor, respeito, gratidão e paciência. Ele só pode ser conhecido pelo coração e por meio da revelação de si mesmo. Não podemos conhecer o outro simplesmente pela razão.

Há um grande perigo em "coisificar" os outros. Quer um exemplo? O marido que proíbe a esposa de usar batom; o marido que força a esposa a um ato sexual quando ela não tem condições; a esposa que critica o marido na frente de outras pessoas, a esposa que anula o esposo diante dos filhos; o pai que bate no filho de maneira cruel, a mãe que castiga o filho mais por desabafo do que por correção... Cuidado, ele não é uma coisa!

Quando dominamos os seres humanos os estamos tratando como objetos e não como pessoas; por isso, entre pessoas não pode haver dominação, jugo, mas encontro! Cada ser humano é único, irrepetível indivíduo; e é aí que está uma de suas grandezas, ele não é feito em série, cada um é original! Por tudo isso ele só pode ser feliz na vivência do amor; se não for amado, se não experimentar o amor, não consegue ser feliz e amar a própria vida!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário