INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

quarta-feira, 6 de maio de 2020

DEUS: a fonte de todos os valores!

Deus não dá satisfação a ninguém, não existe outra autoridade mais elevada à qual deva se adaptar. Ele mesmo é a medida absoluta de verdade, beleza, bondade, amor e justiça. Seu caráter é perfeito daquilo que a Bíblia denomina: "Retidão"! Num universo sem Deus fica difícil a convivência, o relacionamento, a  amizade, a gratidão, a pratica do bem, do amor, da justiça... As estruturas morais e os valores divinos estão entrelaçados, um não vive sem o outro.Tudo é uma questão de acreditar, de conviver com Ele, de demonstrar carinho e afeição por Deus.

Temos um coração e uma consciência que simplesmente revelam nossa ligação com Deus. Nossa fé nunca dá destaque, nem lugar à traição, ao egoísmo, a covardia ou à falsidade. Deus pôs no coração do ser humano a lei moral, que não permita que seja dada a oportunidade de entrar o pecado, as coisas ruins da vida, a menos que admitamos que isso aconteça em nossa vida. Temos que condenar o comportamento maldoso, rancoroso, ressentido.

Quando a ética está fundamentada no eu e no orgulho, toda a objetividade é perdida. As coisas deixam de serem certas. O próprio conceito de justiça e verdade perdem o sentido. Reflete um caráter desequilibrado, inconstantes, desqualificado. Devemos buscar viver uma vida baseada nos valores eternos de Deus - verdade, beleza, bondade, amor e justiça e viver e conviver com esses valores que só nos fazem um bem enorme. Que fazem uma diferença na humanidade e uma enorme diferença na vida de qualquer pessoa.

Sustentar esses valores, discutir esses valores, conviver com esses valores, encarnar esses valores, pode ser um diferencial em nossa vida. Nossas convicções são claras, objetivas, determinadas. A questão é essa: para quem de verdade estamos trabalhando? Quem é a pessoa cujo aceno de aprovação é o mais importante? Quem define o que realmente importa em nossa vida? A resposta para essas perguntas se encontram na convivência que você tem com Deus; quando você se alimenta de Deus, você não tem problemas, sua vida possui uma energia contagiosa e isso ajuda os outros a irem na mesma direção. 

Primeiro e maior mandamento: "Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda sua alma e de todo seu entendimento."! Esse é o valor dos valores. É o prisma através do qual todas as escolhas da vida são feitas, as soluções, encontradas. Até que tenhamos aprendido a amar a Deus apropriadamente, o restante do que aprendermos a respeito dos valores permanecerá sendo um exercício de aprendizado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário