INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

terça-feira, 21 de abril de 2020

Não é difícil desabar quando estão esvaziando nosso balde!

Todos nós já passamos por situações em que parece que nada vai dar certo, não importa o que a gente diga ou faça. Parece que tudo os querem é nos puxar o tapete, e só conseguimos ver nossos próprios pontos fracos. Não é difícil desabar quando estão esvaziando nosso balde. Nessas circunstâncias, não só ficamos para baixo como nossa produtividade também despenca - e, pior, acabamos arrastando outros conosco, porque nossa tendência é esvaziar os baldes deles também. Quando ficamos deprimidos e interagimos com as pessoas, elas logo captam a negatividade que estamos irradiando e se deixam afetar. Não dá para disfarçar - pelo contrário, ela é extremamente contagiosa!

Uma ou duas pessoas são suficientes para envenenar um local de trabalho inteiro. Posso afirmar com bastante convicção: a negatividade é capaz de provocar numa empresa estragos iguais aos de um furacão que devasta uma cidade inteira! Funcionários negativos têm uma rotatividade elevada, menor poder inovador, baixa qualidade, uma incidência enorme de acidentes de trabalho e menores índices de satisfação dos clientes. Este é o prejuízo que um funcionário ou colaborador negativo pode causar a qualquer organização.

Gerentes, tome nota: elogios são um artigo raro na maioria das empresas! Isso gera graves consequências para as empresas. Grande maioria dos colaboradores se mostram desinteressados, esse efeito é uma tragédia para qualquer empresa ou organização. Quando os baldes dos profissionais são preenchidos de forma significativa e com sinceridade -  o moral de qualquer empresa dispara. Disseminar emoções positivas, mesmo em pequenas doses, as pessoas notam imediatamente a diferença. Fazer a diferença não só custa pouco como pode sair até de graça, basta apenas alguma iniciativa.

Valoriza cada momento! Isso gera oportunidades de aprimoramento. Nunca esqueça disso: nove entre dez pessoas afirmam que são mais produtivas quando estão cercadas de gente positiva! De cada 100 pessoas, 99 dizem preferir estar cercadas de gente positiva; nove de cada dez afirmam que são mais produtivas em meio a pessoas negativas. Infelizmente isso é uma pura verdade. É uma realdade viva que todos convivemos, infelizmente.

A maioria de nós foi criada numa cultura em que é muito mais fácil apontar o que os outros fizeram de errado do que elogiá-los por seus êxitos. Este foco no que está errado fica particularmente evidente no universo maior. Apesar de boas interações, com isso anulam a individualidade e e estimulam a conformidade. Isso é uma regra: não valorizar as pessoas, encontrando o melhor nelas e fazer com criem ambiente de empatia. Valorizar o ser humano, acreditando em seu potencial e suas possibilidades de crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário