INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

terça-feira, 10 de julho de 2018

O mundo só quer saber de uma coisa: você teve sucesso na vida?

Pessoas que não obtém sucesso na vida compartilham de um traço característico comum. Conhecem todas as razões do fracasso e têm o que acreditam ser desculpas inatacáveis para explicar sua falta de sucesso. Algumas dessas desculpas são inteligentes, e algumas confirmadas por fatos. O mundo só quer saber de uma coisa: você teve sucesso na vida?

Coloco aqui uma lista de desculpas que mexe com o caráter das pessoas. Analise-as com muito cuidado. Por exemplo: SE eu não tivesse mulher e filhos... SE eu tivesse dinheiro... SE eu tivesse uma boa educação acadêmica... SE eu pudesse arranjar um emprego bom... SE eu tivesse boa saúde... SE eu tivesse tempo... SE os tempos fossem melhores... SE os outros me compreendessem... SE as condições em que vivo fossem melhores... SE eu pudesse viver novamente minha vida... SE eu não tivesse medo do que eles diriam... SE tivessem me dado uma oportunidade...

SE eu tivesse agora uma oportunidade... SE outras pessoas não tivessem me prejudicado... SE nada acontecer para me deter... SE eu fosse mais jovem... SE eu pudesse fazer o que quero... SE eu tivesse nascido rico... SE eu pudesse conhecer a pessoa certa... SE eu tivesse o talento que outras pessoas têm... SE eu ousasse ser mais assertivo... SE eu tivesse aproveitada as oportunidades do passado... 

SE o chefe apenas gostasse do meu trabalho... SE eu tivesse alguém que me ajudasse... SE minha família me compreendesse... Se eu morasse numa cidade grande... SE eu pudesse recomeçar... SE eu tivesse a personalidade de algumas pessoas... SE eu não fosse tão gordo... SE meus talentos fossem conhecidos... SE eu pudesse conseguir uma chace... SE eu conseguisse pagar minhas dívidas... 

SE eu soubesse como... SE todos não fossem contra mim... SE eu não tivesse tantas preocupações... SE eu pudesse me casar com a pessoa certa... SE as pessoas não fossem tão burras... SE minha família não fosse tão esquisita... SE eu tivesse confiança em mim mesmo... SE a sorte não fosse contra mim... SE eu não tivesse nascido azarado... SE não fosse verdade que " o que tem de ser, será"... SE eu não tivesse de trabalhar tanto... SE eu não tivesse perdido meu dinheiro... SE eu vivesse em outro bairro... 

SE eu não tivesse um "passado"... SE eu tivesse meu próprio negócio... SE as pessoas me escutassem... SE***, e esta é a maior de todas as desculpas... Se eu tivesse a coragem de me ver como realmente sou, eu descobriria o que há de errado comigo e corregeria, imediatamente. Poderia ter uma oportunidade de aproveitar os meus erros e aprender alguma coisa com a experiência dos outros, pois sei que há alguma coisa errada em mim, ou eu estaria agora, neste exato momento, onde deveria estar, se tivesse analisando minhas fraquezas e menos tempo inventando desculpas para elas.

Fabricar álibis ou desculpas, com os quais justificar fracassos é falta de inteligência! O hábito é tão velho quanto a raça humana e fatal para o sucesso na vida! A desculpa é filha da imaginação do homem. E é próprio da natureza humana defender os filhos de nossa mente. Inventar desculpas é um hábito profundamente enraizado. E hábitos são difíceis de romper. Nunca esqueça que a maior vitória é vencer a si mesmo. Ser vencido pelo eu é, entre todas as coisas, a mais vergonhosa que existe!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário