INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

sábado, 17 de março de 2018

Eu quero ser livre! Será isso a liberdade autêntica?

Quando você exercita sua liberdade para expressar-se no seu nível mais baixo, condena-se a viver nesse nível!!! Liberdade é uma palavra que você ouve pronunciar toda hora, embora seja uma das mais incompreendidas, no que interessa a seu significado e implicações. Muitos dizem: "Eu quero ser livre"! Será isso a liberdade autêntica? Liberdade, segundo o dicionário, significa "está imune ao poder ou ao controle de outra pessoa". É a ausência de coerção ou limitação, independência, capacidade de exercer opção, livre-arbítrio!!!

Você tem liberdade de fumar, beber, usar drogas e praticar todo tipo de comportamento imoral. A opção é totalmente sua, com uma frequência grande, tornar-se um hábito, em seguida um vício, o que significa que você renunciou à liberdade e aceitou a escravidão!!! Tenho firme convicção que nenhum ser humano perde a liberdade, exceto através de suas próprias fraquezas!!! 

Reconheço que há dois tipos de liberdade: a falsa, caso em que o homem é livre para fazer o que quiser; e a verdadeira, em que é livre para fazer o que deve!!! Temos liberdade demais? Ridicularizamos por muito tempo a família, a disciplina na educação, as regras da arte, a decência na conduta... Afirmo convicto: Esquecemos de nos tornar inteligentes quando nos tornamos livres!!! Identificamos algumas liberdades adicionais que ganhamos durante à vida: imunidade contra más notícias, conluios, baixa produtividade, motivação insuficiente, atribuição de culpa a alguém, egoísmo, presunção, falta de tempo, desonestidade, medo, desconfiança, autoimagem medíocre, falta de uma direção na vida, ausência de trabalho de equipe e carência de orgulho, além da liberdade de fazer certo as escolhas certas!!!

Com o desenvolvimento dessas qualidades você desfruta da liberdade autêntica - a liberdade de ser o melhor que puder ser. Será isso a verdadeira liberdade? Em nossas reflexões já falei sobre ética, moral, valores que dão à pessoa meios de ser bem-sucedidas em todos os aspectos da vida, mas cabe dizer que um grande benefício derivado do desenvolvimento dessas qualidades é a própria liberdade de fazer escolhas!!!

Quanta liberdade tem realmente a pessoa que sonega impostos, enganas os outros, surrupia mercadorias das lojas ou rouba do empregador? Pense no medo que vivem os desonestos - medo do que a lei se emparelhe com eles, que sejam presos, que talvez cumpram pena na prisão, causem embaraços a si mesmos, neguem à família a presença e o sustento, para não mencionar a orientação que lhe deviam estar fornecendo. A liberdade de roubar joga o indivíduo na lama, quando exercida, e ele perde a liberdade que reivindica como sua. Mesmo que não seja preso, continua em grilhões!!!

A verdade é que o medo de fazer coisa errada e a imoralidade são os maiores inibidores do desempenho!!! A infidelidade elimina a possibilidade de crescimento, na maioria das pessoas. Mentir ou roubar alguém, produz o estranho efeito de transformar essa pessoa em inimiga. Quando mentimos a nós mesmos, tornamo-nos nossos maiores inimigos!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário