INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

sábado, 6 de maio de 2017

Todo ser humano tem o desejo do conhecimento.

Reconhecer a necessidade de um propósito, reconhecer a necessidade de um objetivo, de uma meta, envolver-se num processo contínuo de aprendizado e ter uma consistente clareza em definir quais são suas prioridades. Aquele que não muda de opinião é como água parada, criando répteis na mente! Transformar tudo isso em uma mudança incontrolável em oportunidade de crescimento. Toda mudança é bem-vinda e examinada com muita energia e com muito entusiasmo. Uma cultura que estimule as mudanças na direção certa, na velocidade certa, para obter resultados satisfatórios.

Através da cultura podem analisar o futuro, definir os resultados desejados e forçar a ação! A criação dessa mentalidade exige tempo, ensino e muita consistência. Todo ser humano tem o desejo do conhecimento! Sabemos quando um homem é inteligente por suas respostas. Sabemos quando um homem é sábio por suas perguntas, suas indagações! Ouça, pergunte e manifeste sua opinião.

O estresse é um enorme obstáculo à informalidade! A informalidade cria um local onde se pode questionar o ontem, o hoje e o amanhã. Se suas ações forem intencionais e bem planejadas, você pode incorporar uma mentalidade de indagação em sua vida profissional e no local do trabalho. Trilhar um caminho de melhor comunicação, apreciação do conhecimento na direção de uma cultura inteiramente de questionamento. Esclarece a capacidade de julgamento e estimula a capacidade de argumentação.

O foco de criar uma pessoa cheia de vida e de fogo, cujas paixões são treinadas para ser controladas por um desejo vigoroso, o servo de uma consciência dócil; alguém que aprende a amar toda beleza, seja ela da Natureza ou da arte, a odiar todo e qualquer violência e a respeitar os outros e a si mesmo! É uma virtude que cresce com cada ser humano, leva ao amadurecimento, à sabedoria dos anos e as experiências vividas. Encontramos uma disciplina que nos ajuda a encontrar os valores e princípios, que tornam a vida digna de ser vivida! A indagação cria a confiança pessoal e profissional necessárias para encontrar o que cada um de nós precisa.

O questionamento ou a indagação está relacionado à paixão pelo aprendizado. A indagação cria um mundo de aprendizado perpétuo! Um hábito saudável para experimentarmos o mundo ao nosso redor. A aquisição de uma atitude de indagação, de questionamento. Aprendendo uma habilidade. É possível aprender por mera experiência ou por meio de estudo organizado. Quer um exemplo? Quem se concentra em estudar qualquer disciplina domina uma gama maior de habilidades com maior rapidez e encontra oportunidades melhores!

Ao prestar atenção às pessoas que admira, você verá que o mais importante é a sua elegância em fazer indagação. Escolha um dia para monitorar as indagações que faz! Verá que muitas saem com tanta facilidade e tão naturalmente que são esquecidas logo depois. Experimente. Para onde foi a arte? Quanto mais bela a resposta, mais bela a pergunta, sempre! O aperfeiçoamento para o desenvolvimento da sabedoria. A própria natureza de nossa vida atual desestimula o diálogo! Quando isso acontece isola as pessoas.

Quanto maior o número de pessoas qualificadas a quem você possa fazer indagação, mais informações terá para tomar decisões! Perceba: nem sempre sabemos as respostas, mas podemos saber sempre como chegar até elas! Uma atitude de questionamento. Pense como um ser humano de ação, aja como um homem de reflexões, de convicções! As habilidades de questionamento de nada adianta sem uma atitude positiva de indagação. É a perspectiva da exploração positiva, da cooperação, e não do confronto, da empatia, e não da apatia!

Na minha área acadêmica, quanto mais à vontade os alunos se sentirem a respeito da indagação ou questionamento, mais confiantes e independentes eles se tornarão, como professor eu assumo o papel de facilitador! Isso faz uma enorme diferença em sua visão de mundo. Afirmo com muita convicção: depois que você tiver o foco e a atitude necessárias, as indagações se articularão sozinhas. A vida deveria ser uma história direta e influente de indagação ou questionamento positivo e aprendizado.

Quando você aprende a questionar e desenvolve o instinto de indagação que todos nós temos, aperfeiçoa uma habilidade que jamais lhe será roubada. Reunindo informações, você perceberá que não está indefeso, enxergará onde e quando deve investir seu tempo, seu esforço, seu coração. As indagações são um processo de descobertas. Deixa a mente ativa e aberta. Envolve muitos níveis de pensamento e experiência. Não esqueça de se lembrar o seguinte: a vida sempre expressa o resultado de nossos pensamentos dominantes!

Uma das maneiras de julgarmos a competência do outro é analisarmos as indagações que ele faz. Você pode, por exemplo, julgar um professor pela qualidade de suas indagações. Médicos, advogados, terapeutas, jornalistas, pelas indagações que fazem. Nesse processo, você cria uma atmosfera de questionamento que começa com o compromisso da honestidade e buscam descobrir a verdade, para superar suas expectativas.  

Quem faz indagação quer criar rapidamente uma atmosfera de estrutura, de espontaneidade. A estrutura é uma necessidade para fazermos indagações que façam sentido, mas a espontaneidade é necessária para permitir respostas inesperadas que propiciem novos rumos ao questionamento. Ninguém responde a uma indagação no momento errado! Tendo o cuidado de não imitar o ouvinte, você pode espelhar o estilo de apresentação com o qual está mais à vontade. Usando o mesmo tom da outra pessoa e o ritmo de sua fala, você pode aumentar seu sucesso na solicitação de informações!


Nenhum comentário:

Postar um comentário