INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

terça-feira, 16 de maio de 2017

O homem não existe fora da natureza.

O homem não existe fora da natureza! Nunca esqueça que, nós viemos dela e precisamos dela como da pele que nos protege. O que muito me preocupa é que o homem moderno, parece ter esquecido disso e sofre os efeitos da perda da identidade, tendo dificuldade de interação com ele mesmo e já mostrando os efeitos de se tornar cada vez mais um filho desnaturado da mãe natureza. Precisamos perceber que a saúde tem a ver com a natureza dentro e fora de nós. Isso tem tudo a ver com essência humana! Natureza amiga, acolhedora, contemplativa e de fundamental importância aos seres humanos. 

Nos preocupa a todos, a falta de inteligência do homem moderno, porque destrói seu meio ambiente perdendo contato com sua natureza interna. Derruba árvores, polui o ar, rios, mares e lagos, porque não percebe esse vínculo extraordinário do qual depende, como se não fosse o próprio ar que respira. Sua mente racional o faz agir e pensar como se fosse o rei da natureza, o chefe supremo, um ser superior! Por quê? Como não tem mais esse vínculo com ele mesmo e não explora sua natureza humana, o homem não pode entender também o mundo natural que o cerca! É simples assim.

Afirmo com muita convicção: nós somos uma extensão da natureza, dentro de cada um de nós, temos os mesmos princípios de vida. Às vezes, completamente ignorantes e cegos, não percebemos e ficamos nos debatendo em busca de vitórias vãs e imediatistas. Simplesmente isso não existe! É de fundamental importância o convívio com a natureza: seja num parque, numa praça, no meio de uma mata. É sempre necessário ter a natureza por perto!

Nós não podemos ficar presos entre paredes! O homem não vive assim. Tente ficar mais longe possível do inimigo número um: o automóvel, que traz poluição do ar e o barulho. Você deve escolher um lugar onde possa ver o pôr-do-sol, um gramado com pássaros e muitas árvores! Vai compartilhar algo inteiramente novo, que estava saudoso! Vai começar a perceber a energia incrível que existe numa floresta, numa árvore centenária. Pura experiência de vida!

Isso é natural. Quando o homem começa a se interiorizar, passa a se perceber como parte da natureza que o rodeia. A mágica que o Criador fez começa por essa liga do ser humano com a mãe natureza. Acorde! Pare um minuto! Pare uma hora, mas pare! Se não parar não terá nunca outra chance. Ficar em silêncio para se interiorizar: O que sou? Para onde vou? O silêncio é uma coisa maravilhosa, fala mais alto que um milhão de palavras! Se conseguir aquietar-se, poderá se dar conta de que o silêncio exite dentro de nós! Esse é o caminho do homem de volta às suas raízes, às suas origens!

Hoje quase ninguém olha admirado para uma árvore, uma floresta ou uma flor. Ninguém tem tempo. Claro! Se a própria pessoa não se gosta, nem se entendeu consigo mesmo, fica extremamente difícil admirar e respeitar a beleza da mãe natureza. Se o próprio homem se agride e se destrói, judia de seu corpo e não se respeita, qual o problema, segundo sua lógica, de cortar uma árvore? É consequência, um efeito desse jeito perverso de ser. Simplesmente assim!

O homem ainda não existe em sua própria vida. E se não se tocou dessa natureza incrível, da sua existência como uma representação de Deus e da possibilidade de acordar o divino que existe dentro dele, como poderá ser sensível ao mundo que o rodeia? Investindo contra a nascentes dos rios, arrasando as florestas, destruindo os ecossistemas, poluindo o ar e despejando quantidades enormes de lixo nos oceanos. Pergunto: que vida pode ter esse homem que só se preocupa com a parte econômica? O ser humano é imediatista e, como não gosta de si, odeia tudo que está a seu redor, menos o dinheiro, que acha ser a única finalidade da vida!

Insensível com sua natureza interna e incoerente em suas atitudes, entrega-se ao desequilíbrio. Afirmo: quem agride a natureza não está em equilíbrio, simplesmente é um agressor, um mal feitor. Comungo da ideia de se fazer uma faxina mental, uma limpeza interna, praticando uma ecologia interior, cultivando bons pensamentos! É praticamente impossível limpar o mundo, sem limpar a cabeça, porque o mundo é o eco do que se passa conosco! Essa ecologia interior é fundamental, fazer uma reciclagem adequada, se pensa coisas ruins, você tem uma alimentação péssima mental e isso o produz um sujeito incrível. Pior ainda é o lixo que alimenta sua cabeça, o que você pensa!

A pessoa que só pensa porcaria, sente ódio, rancor, ressentimento, não é saudável. O pensamento é a nascente da nossa natureza humana. Nós deveríamos procurar ser mais sábios, sentir menos raiva dos outros, livrar-nos do ódio. É por isso que ser bom é muito bom! Quando você está de bem com a vida e em paz com os outros seres humanos, está produzindo bons fluídos e atingindo uma atitude mental e espiritual mais elevada. Quando nos jogam no meio de um caos terrível, fazendo brotar aquela raiva, aquele rancor, aquela revolta, aquela injustiça, isso faz uma enorme diferença em nossa caminhada neste mundo. Corra dessa circunstância, imediatamente.










Nenhum comentário:

Postar um comentário