INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

sábado, 13 de maio de 2017

A fé abre caminhos no coração das pessoas.

Várias pessoas nos pediram para que eu escrevesse uma reflexão sobre a fé. Justamente hoje em que completo (trezentas) publicadas, com temas diferenciados, com muito orgulho e gratidão, vou publicá-la.

A fé abre caminhos no coração das pessoas e realiza um mundo novo. A civilização do amor, através de seu modo de ser e agir! Precisamos urgentemente encontrar a fé em Deus e na vida que Ele nos deu. E a fé não é algo que se encontra gratuitamente na esquina. A fé não é um caminho que possamos fazer comodamente sentados  nos assentos de um belo carro, mas um caminho árduo, perigoso, cansativo, muita vezes solitário, que precisa ser feito a pé.

A fé é uma montanha que não tem teleférico, mas que precisa ser escalada, passo a passo, com sacrifício e suor. A fé é um rio que não tem ponte, mas que é preciso atravessar a nado, nadando contra a correnteza, enfrentando os perigos de suas ondas turbulentas e o desconforto de suas águas geladas. A fé é uma vitória que chega sempre depois da luta, depois da humildade, depois da dor, depois do sacrifício, depois da dúvida, depois da solidão. A fé é preciso procurá-la, ganhá-la, pois ela nunca nos é presenteada. 

A fé é um luz que nos envolve, ora com calor, ora com música, ora com conforto, ora com muita alegria, ora com muita tristeza, ora com muita esperança e também com muito amor! O amor autêntico não é vocacional, não mede, não ergue barreiras, não calcula, não recorda as ofensas recebidas e não impõe condições - o verdadeiro amor sem limites!

A fé é o apelo que se agita no íntimo de todo ser humano. É o maior desejo da vida! É o bem mais valioso da espécie humana. A origem da fé é Deus! Deus nos confere uma base sólida de vida, um significado para nossa própria  existência. Deus sempre está presente - sempre o mesmo. Aceite sua graça. Comunique-se com Ele pela oração. Na minha opinião a oração é o maior milagre do Universo!

A fé e o amor andam juntos! A humildade - nossa melhor companheira, também! O amor é a mola principal do coração. É o significado, a alegria, os vales e as montanhas do ser vivo. O amor refresca o corpo, alimenta a alma, modela o espírito e glorifica a mente. É o riso do coração, é o nascer do sol de cada momento. Acima de tudo, o amor é uma emoção! Essa é a razão pela qual é tão importante para a pulsação da vida. As pessoas são criaturas emotivas. Tudo o que fazem tem a forma de suas emoções!

A fé tem um significado extraordinário, como força permanente, autoconfiança, destemor e convicção para conseguir as coisas, coragem para ser diferente, para erguer-se e ser contado. Franqueza, arrojo e certeza. A fé proporciona estabilidade e paz mental. Nunca esqueça disso: a alegria e a paz interiores são o segredo da plena liberdade de escolha! A vida no dia a dia nos faz assistir a uma constante exploração dos valores das pessoas como a beleza, a bondade, a generosidade, a gentileza e a simpatia. O homem por sua natureza cresce e se transforma no tempo!

Alimentado pela fé, nossa convicção, acreditamos que Deus age nos pobres de espírito, nos humildes, nos pecadores que a Ele se convertem de todo coração. Em Jesus, foi nos dada à luz da verdade, a remissão dos pecados, a restauração da liberdade diante das forças do mal, uma nova capacidade de amar, a participação na natureza divina, vitória sobre a morte por meio da ressurreição da carne à vida eterna. Ele vem ao encontro da miséria humano, renovando o mundo, sobretudo o homem, em todos os âmbitos deste: público, privado, cultural, social, político e econômico - falta de objetividade no momento de julgar e decidir, de estudar cuidadosamente as questões, de estar atento à verdade, de exercitar o discernimento. Ele está sempre presente nessas decisões. Ter paixão pela verdade! Com isso cresce a "fome" pela oração!

Afirmo com muita convicção: a pobreza gera chagas: a prostituição, tráfego de drogas, tráfego de pessoas, violência, criminalidade. Uma fisionomia típica da pobreza é a insegurança cultural! Temos que escolher Deus e não as obras e Deus. Esta é a base da vida cristã, em qualquer época. E é ao mesmo tempo, a mais autêntica resposta ao mundo de hoje. É o caminho para atuar os desígnios de Deus para cada um de nós, para qualquer igreja e para a humanidade de nosso tempo.

Muito me preocupa algumas "igrejas da moda", fazendo exploração comercial disfarçada de religião! Deus não habita na mentira. Deus não habita no barulho. Deus não habita na enganação. Deus não habita com a facilidade de venda de seu Filho amado. Não habita quando alguém quer trocar ganância pela fé! Infelizmente vemos muito disso diariamente. É uma pura falta de inteligência!

É no tempo presente que se inicia a aventura da esperança. É o único tempo que temos em nossas mãos. Mudemos de vida! A nossa riqueza é o presente. Cada palavra, cada gesto, cada telefonema, cada decisão deve ser a coisa mais bela de nossa vida. Cada momento de nossa vida seja: o primeiro momento, o último momento, o único momento! Nunca esqueça de se lembrar que o amor não apenas é um direito, mas, sobretudo um dever: o dever de dar um grama imenso de felicidade a alguém, de dar um grama de solidariedade a alguém, de dar um grama de gratidão a alguém, de dar um grama de compaixão a alguém. de dar e reconhecer sempre o melhor nas pessoas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário