INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

terça-feira, 18 de abril de 2017

Não se detenha em conflitos!

Se você, meu amigo, acha que é possível ter uma vida perfeita, viverá em eterna frustração! A satisfação completa não existe, porque tudo pode ser melhorado. Lute sempre para melhorar e alegre-se com as suas conquistas. Não busque a perfeição, porque não é possível alcançá-la! Como faz mal a exigência da perfeição! Levar uma vida perfeita. O que vale são experiências e sentimentos vividos. Quem almeja a perfeição só valoriza resultados, sempre ignora o processo, sempre esquece o processo. Quer saber o caminho percorrido até o sucesso? Um trabalho árduo, diário, incessantemente. Um esforço concentrado, determinado e um senso profundo de superação. 

Quando a nossa tendência é encarar um gesto generoso de forma negativa - como puro interesse egoísta ou forma de enganar-nos - vamos nos tornando frios, calculistas, críticos e cínicos! E ficamos sem saída, porque uma pessoa a quem vemos negativamente não pode fazer nada para melhorar nossa impressão a seu respeito. A harmonia entre os objetivos e a sua capacidade é uma garantia de felicidade, uma garantia de sabedoria. Nunca esqueça: o importante na vida é dar o melhor rendimento possível de sua capacidade!

A amizade vence o ódio! Novo estímulo para se empenharem  em criar um mundo melhor, mais justo, mais tolerante, mais equilibrado, com as mesmas oportunidades para todos. Agora meu amigo: se sua perspectiva for pessimista, achará que não adianta fazer nada e perderá o ânimo. Não pode fazer uma diferença no mundo. Perde bastante  o ganho da paz, da alegria e passa a conviver com o sofrimento.

Não se detenha em conflitos. Siga adiante. Gaste sua energia e seu tempo apenas com os problemas que sejam importantes e possíveis de solucionar. É melhor seguir adiante para resolver coisas que podem ser mudadas. Ninguém, a não ser nós mesmos, nos obriga a empurrar a rocha. Podemos largá-la, é só querer de verdade. Valores de amor, compaixão, compromisso e solidariedade, fazem nossa felicidade!

A vida é cheia de pequenas e grandes alegrias. Momentos de sofrimento são inevitáveis, mas a capacidade de superação do ser humano é extraordinária. Sentem-se mais livres, mais capazes de fazer escolhas e de usufruir o que está em seu alcance. Quando lhes perguntarem qual a época mais feliz de suas vidas, respondam: Agora!

Afirmo convicto: sem um objetivo bem definido, tudo perde o sentido. Pode trabalhar, arrumar a casa, brincar com os filhos, divertir-se. Entretanto, se você não tiver uma razão para estar fazendo tudo isso, nenhuma dessas coisas terá qualquer sentido. Sem o objetivo, todos os passos viram passatempos e perdem o sentido. Mudar a direção nos possibilita mudar de rumo se for necessário.

Os seres humanos são diversos por natureza! Faz parte da natureza humana errar e aprender com os erros.  Se você se entrega ao sentimento de culpa, perderá até a capacidade de reparar o erro. Nós aprendemos com os erros e que é inútil desperdiçar tempo nos culpando. Silenciar, duas coisas podem acontecer: o ressentimento e a raiva irão de acumulando até desgastar qualquer relação, e não daremos chance ao outro de mudar, crescer, se desenvolver. 

As pessoas que abrem mão daquilo em que acreditam para alcançar um determinado objetivo terminam frustradas com suas realizações. Se você não mantiver seus princípios éticos, não conseguirá alcançar a satisfação, a felicidade. Procure viver de acordo com seus princípios e valores! Estar feliz e ter um comportamento ético são atitudes que se reforçam mutuamente!

Tenho me maravilhado ao ver o poder curativo do tempo! Coisas ruins acontecem, seus efeitos em nós não duram para sempre. O tempo realmente cura tudo. Nossas decepções são importantes e sérias, mas a tristeza passa e a vida nos leva por novos caminhos. Dê tempo ao tempo! Faz bem à vida! As pessoas felizes não estão imune a acontecimentos negativos. O que as difere das infelizes é sua capacidade de pensar que aquele momento vai passar e que elas recuperarão a alegria. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário