INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

sexta-feira, 28 de abril de 2017

A arte de perguntas bem feitas!

Para criar um ambiente de motivação - um líder eficaz, faz perguntas em vez de dar ordens diretas! Será que um líder deve se dar ao trabalho de descobrir como seus funcionários passam o dia, descobrir como se sentem em relação ao trabalho? O trabalho oferece a todos uma oportunidade de crescer e de realizar grandes feitos. O ideal é que todo trabalho fosse digno  e que qualquer grupo pudesse trabalhar pelo bem maior. Essa necessidade proporciona uma visão maior e cria declarações de propósito. Missão que estimula uma visão e os valores norteadores.

Nenhum pedaço de papel se compara ao forte papel social que um líder curioso, perspicaz e questionador, pode criar! Ele defende os padrões, questiona as pessoas, investiga os motivos dos fracassos, motiva as pessoas e cria ideias essenciais entre os funcionários a sensação de que devem assumir suas responsabilidades e ações e suas conquistas. Ajudam as pessoas a aprender como os pequenos sucessos de hoje levam a grandes vitórias amanhã!  

Levar a arte das perguntas bem feitas é uma das ferramentas mais poderosas para desenvolver o potencial de líderes em todos os níveis. Os líderes precisam ser alimentados pelos professores, através de perguntas e respostas. Se você lhes ensinar a fazer perguntas, eles nunca terão fome de conhecimento! Lideram pelo foco e flexibilidade, gerando a sensação de que as circunstâncias podem mudar para melhor e algo está sendo feito.

Não existe melhor arma e melhor escudo contra o cinismo do que as perguntas! Poucas inspirações  para a intensidade do esforço são melhores do que indagações bem acolhidas. O desafio hoje está em lidar com as perguntas em sua caixa de ferramentas mental, de modo a usar as ferramentas corretas com cada pessoa, a descobrir as capacidades de cada uma delas, a utilizar seus talentos e depois descobrir como sustentar seus padrões de desempenho e expectativas. 

Se quiser que a criatividade flua entre as pessoas, não se esqueça de colocar o relacionamento no caminho certo ou crie uma nova dinâmica para a realização do antigo trabalho. Afirmo convicto: perguntar é melhor do que dizer! A ignorância jamais responde a uma pergunta! As perguntas podem estimular o pensamento crescente e saudável. Usar as perguntas não apenas para gerar as respostas, mas para revelar o que é possível! Fazer perguntas gera um novo conceito, explorando o propósito, superando as desconfiança, e cria um ambiente que apoie novas ideias. 

Processo essencial de definir objetivos, criar metas e orientar. Buscar constantemente novas oportunidades. Não esqueça: na busca de novas ideias, a indagação é uma ferramenta em constante mudança! As perguntas são os elos de uma cadeia infinita de progresso! A inteligência é a rapidez em aprender! Criar uma atitude de questionamento. Uma maneira de pensar. Compartilhar essas virtudes e equilibrar o impulso criado pela circunstância. 

A capacidade de aprender mais rápido pode ser a única vantagem competitiva sustentável. Cultura de questionamento é uma cultura de aprendizado, de conhecimento, de raciocínio lógico. Convicto afirmo: um recurso fundamental hoje é a capacidade mental. A indagação constante ensina, ilumina e até inspira! O aprendizado mais eficiente ocorre em um estilo direto de perguntas e respostas. As melhores perguntas são imediatas, importantes e influentes porque importam para nós. Estabelece ligações mais claras em nossa mente quando fazemos perguntas e obtemos respostas diretas.

Os computadores, não podem ser considerados ferramentas de aprendizado; ele ensina fórmulas, mas ainda não responde diretamente às complexas perguntas da mente humana. Questionamento como ferramenta de aprendizado; entre eles, um motivo pessoal. Conhecimento é informação contextualizada! Exige o aprendizado contínuo e permanente. A alternativa ao questionamento é a certeza letal de que: "já sabemos tudo isso", uma atitude fatal para o aprendizado!

Estimulando a indagação, abrimos as portas à diversão, pois a curiosidade é o elo que conecta a brincadeira ao aprendizado. Na brincadeira, estamos abertos ao questionamento, cria uma atmosfera segura. As perguntas geram independência de pensamento, geram um nível de compreensão abrangente, vital ao ato da cooperação. Não esqueça que, perguntas bem articuladas criam a expectativa de compartilhamento de informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário