INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Sem cultura e sem linguagem não se vive!

A vida do dia a dia nos faz assistir a uma constante exploração dos valores das pessoas, como a beleza, a bondade, a simpatia, a generosidade, a gratidão, a mansidão, a humildade, a doação, a disciplina, o equilíbrio, a paciência, o bom senso, a flexibilidade, a serenidade e tudo isso a serviço da prática do bem, a serviço da prática do amor, da prática da compaixão, da prática da doação - serviço esse que nos revigora em nossa caminhada, que nos mostra o caminho a seguir, que faz uma imensa diferença em nossa vida e uma enorme diferença no mundo! Elementos característicos que suprem nossas necessidades, nossas ambições pessoais em busca de um equilíbrio que nos revigora, que nos alimenta, que nos dá sustentação para o crescimento pessoal, crescimento como ser humano.

Somos nós que experimentamos o que construímos em nosso interior. Está em nosso íntimo. Faz parte de nossa vida. Faz parte da nossa caminhada diária. Sempre encontrar o melhor nos outros seres humanos. Isso dá sentido à nossa existência! Nos emociona, nos direciona, na busca para encontrar a plena felicidade, para encontrar a plena liberdade da escolha. Ser objetivo, competente, inteligente e extremamente honesto. Será um suporte valioso em nossa identidade e em nossos hábitos. 

A vida do dia a dia é generosa em recompensar a quem sabe captar todo significado de um projeto particular, de uma pessoa madura, que não se entrega ao sentimentalismo, que não se entrega ao desânimo, que não se entrega ao rancor, ao ódio e ao ressentimento. Viver uma vida baseada em valores e princípios que norteiam nossa caminhada em direção às necessidades das outras pessoas. De tratá-las com dignidade, com respeito, com responsabilidade e se colocar à disposição sempre para a melhoria contínua e permanente de cada semelhante!

Há um projeto claro sobre a vida de cada um de nós. A intenção criadora de Deus! Trata-se de procurar e de chegar a descobrir qual seja o plano de Deus em nossas vidas. Ele mesmo quer que seu projeto seja realizado em harmonia com o sentido que queira dar à sua vida. O sucesso, se eu me conduzir de maneira leal, será garantido. Se alimentar de Deus todos os dias e o dia todo! Para a construção de uma realidade pessoal!

Encarar seriamente a vida é reconhecer o valor das coisas, é encarar com autenticidade a construção da própria existência e ser digno de consideração e ser ajudado continuamente. O amor é a chave e o sentido do nosso agir, do nosso movimento como ser humano. É ele que nos transforma diariamente! É ele que nos direciona na prática do bem!

O ser humano tem seu valor máximo: inteligência e a capacidade de decidir. É uma pessoa livre e responsável. Não deve ser tratado com indiferença. Deve ser tratado com muito carinho, com muito afeto, com muita consideração. Exprime o conhecimento de sentir, agir e decidir! É a capacidade fundamental dele de colocar-se a serviço do bem maior e fazer uma diferença no mundo. Representa as coisas apreendidas imediatamente e entra em comunhão com seus objetivos.

Tem conhecimento imediato de si mesmo, que vive, conhece, sofre e age, compreendendo o verdadeiro sentido das coisas. Tem razão e a capacidade de ordenar, de analisar e sintetizar dados, fatos, conhecimentos e extrair deles conclusões lógicas. Tem a vontade e a capacidade de fazer escolhas e perseguir seus objetivos continuamente. Tem a liberdade de assumir compromissos, de defender esse compromisso com determinação, com ousadia, com galhardia e muita perseverança. Tem a capacidade de fazer escolhas e delinear seus pensamentos e sentimentos em favor do bem comum.

Sempre age com o coração aberto, demonstrando boa vontade, defendo valores e princípios, direcionando sua vida em busca da qualidade de vida das outras pessoas. Profunda atenção em relação aos outros seres humanos, ouvindo, se sensibilizando, mostrando o lado bom da vida, deseja a comunhão com os outros semelhantes e identifica o amor como caminho para a prática da compaixão e benevolência.

Desejo de sentir-se atraído pela gratidão que pratica, de sentir-se importante, valorizado, amado, agindo com simplicidade e muita coerência. Viver em nível de sensibilidade, de alegria, felicidade, serenidade. Sentimentos e desejos voltados para os demais, tendo simpatia e muita reciprocidade em suas relações interpessoais e a necessidade de encontrar o melhor nas outras pessoas. 

Sentimentos fortes e abrangentes, inclinação amorosa pelas pessoas, tratando-as com afeto, com carinho, com generosidade. alimento de suas convicções em relação aos demais seres humanos. Essas convicções são: da cabeça - nível de conhecimento e do pensamento sadio. Do coração - o mundo dos afetos, dos sentimentos e das paixões. E do corpo - o mundo dos instintos, das necessidades e das paixões. 

O homem, por sua natureza, cresce e se transforma no tempo. Desenvolve suas potencialidades, suas habilidades, seu crescimento como ser humano, sua dedicação em relação aos outros, sua doação em relação aos demais, sua participação para fazer um mundo melhor, melhorar seu mundo em relação ao mundo que o cerca. A vida é uma prova contínua! O que importa é a clareza intelectual para entender a realidade. A manifestação do bem como projeto de vida. A manifestação do amor como projeto de viver, baseado na mansidão, na tranquilidade, no silêncio, na humildade, na generosidade e na doação pessoal. 

Sem cultura e sem linguagem não se vive! Não consegue entender as coisas e comunicar-se. Portanto, na construção de sua vida, você tem que ampliar seus conhecimentos, a própria liberdade, os seus sentimentos, a liberdade de escolhas. Se não tiver consciência dessas circunstâncias, perde a capacidade de maravilhar-se! A sabedoria consiste em conduzir sua vida em um estado de equilíbrio para a celebração da sua existência!   




Nenhum comentário:

Postar um comentário