INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

A verdadeira arte de construir a si mesmo - escolhas que fazemos!

Todo projeto de vida nunca é algo que surge repentinamente do nada, sem qualquer justificativa. É preciso planejar, construir alicerces firmes, baseados em valores e princípios comuns. Estamos ao mesmo tempo na vida que já vivemos, que vivemos agora e que haveremos de viver conscientemente.
Construir a si mesmo, precisa compreender o significado de viver a vida, de se colocar à disposição do outros seres humanos, de se doar em sacrifício, de se doar em trabalho a favor dos mais necessitados. Encontrar o rumo, a direção, o caminho, que o levará a descobrir o verdadeiro sentido de viver maravilhosamente à vida, sem jamais prejudicar os demais. Crescer como ser humano. Crescer como pessoa quem tem suas limitações, que tem sua forma de pensar e agir, que sabe reconhecer suas fraquezas!

Para a nossa vida, que se transforma e cresce, é primordial saber para onde estamos indo, para onde nos dirigimos e aonde queremos chegar. Exprime nosso desejo de ser importante, de ser generoso, de ser humilde, de agir sempre com mansidão. Construção da própria vida. Construção e prosseguir na direção certa. Procurar fazer o bem - estou abrindo um caminho para minha satisfação, para minha felicidade!

Considerando que o ser humano é inteligente e livre, ele pode decidir levar a vida que sempre sonhou, que sempre quis. É uma questão de escolhas! Uma mera vontade de sobreviver e não sofrer. As pessoas abertas fazem algo de bom para si e para os outros. A vida em sua plenitude quer ser, isso mesmo. Todos querem a felicidade, todos querem realizar seus sonhos, seus objetivos - dinamismo da própria existência. Isso requer uma reflexão pessoal, uma introspecção de seus valores, de seus princípios, de sua ética. 

Não basta dizer "eu estou ótimo", "estou muito bem", "indo cada vez melhor e melhor em todos os sentidos". É preciso fazer sacrifícios pelos outros, é preciso encontrar o melhor nas outras pessoas, é preciso ser consciente que tem falhas, mas que, com coragem, com determinação supera qualquer desafio, qualquer obstáculo. Lança os alicerces para a obtenção de uma felicidade plena! Clareza de servir, de se doar, de se entregar em benefício da humanidade, e fazer uma diferença na vida das pessoas. 

A vida é constituída por uma complexidade de interesses e por necessidades diversas! Arte de viver é uma abertura para a sabedoria! É uma abertura para se praticar o bem, é uma abertura para se praticar a justiça, é uma abertura para se praticar a humildade, para se praticar a generosidade, para se praticar a mansidão, para se praticar a solidariedade. É dentro dessa ótica que devemos mobilizar-nos e projetar nossa vida à realização. 

Ponderar é algo que se faz sempre. Existe posição iluminada, de pessoas inteligentes, ideias claras, acima de tudo, inevitavelmente, deve procurar viver de forma digna, de forma serena, de forma tranquila, para o bem de todos. Para cada situação de vida têm regras prontas a oferecer e anunciar para todos. A vida é para ser vivida no dia a dia, continuamente!

Um projeto de vida tem valor e sentido, se for amparado por uma visão aberta, com valores praticados, com ações práticas e coerentes e praticando o amor. como significado de vida! Uma visão clara de vida, explícita e dominada pelo princípio de sobrevivência. Delinear um projeto de vida, um programa de vida, exige serenidade e paz de espírito!

O ser humano consciente e livre, amadurece a liberdade interior, demonstrando respeito e afeto pelos outros seres humanos. Ouvindo, se sensibilizando pela necessidade, se doando ao sacrifício, ao ato de praticar a caridade, para que os outros sejam reconhecidos e protegidos. Sentimento de respeito pela pessoa, sentimento de generosidade pela pessoa, sentimento de humildade, sentimento de compaixão, sentimento de doação aos outros seres humanos.

Vencer o fracasso, triunfar na vida, reconquistar a paz íntima consigo mesmo e com os outros é uma necessidade básica de todo ser humano. Construir a partir de dentro não encontra aceitação no mundo exterior das coisas e da vida de cada dia. As coisas que se movimentam no mundo da interioridade são pensamentos, são sentimentos, são ações, situações vitais, reflexões. Nada mais do que isso. Além do mais, cada pessoa tem a sua história, que é única! Experiências de lidar consigo mesmo, onde se realizam as verdadeiras mudanças. Chama-se trabalho do aperfeiçoamento das pessoas!

Do mesmo modo, a pessoa integrada vive sabendo em que momento de sua vida ela se encontra, avalia o bem e o mal, os recursos e as possibilidades, para enfrentar o tempo presente e batalhar em vista do futuro brilhante. É o prazer de dizer sim às coisas verdadeiras porque verdadeiras: é o amor pela verdade! Pela honestidade. Pela humildade. Pela generosidade. Pela bondade de espírito!

A paz e a serenidade interiores! Estados de ânimo, de mansidão, de serenidade, de acolhida e de perseverança. A verdadeira arte de construir a si mesmo consiste em alcançar uma comprovada habilidade nessas circunstâncias, e levar a efeito essas escolhas. A alegria e a paz interiores são o segredo da plena liberdade de escolhas. E isso requer uma satisfação imensurável! 

A verdadeira mudança pessoal encontra uma resposta na maneira de viver, na maneira de pensar e na maneira de agir. No estilo de vida que se manifesta diariamente, na organização do próprio tempo, na doação incessante às pessoas, no sentimento puro de amizade, no sacrifício pelos mais necessitados, enfim, na valorização dos outros seres humanos. Maneira inteligente e vantajosa de gerir a nossa própria vida! O ser humano vê no prazer e no entretenimento o inimigo de qualquer crescimento humano e exalta o sacrifício.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário