INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Uma boa autoestima meche com a vida da gente!

Conversamos na última publicação a respeito da autoestima e quero compartilhar com vocês mais um pouco sobre esse tema interessante e instigante. Meche com avida de todo mundo! Pensar com clareza sobre nossa própria existência ou sobre os requisitos para a felicidade humana. Não pensem em suas próprias necessidades e vontades - pensem nas necessidades e vontades daqueles a quem servem. O auto sacrifício é a maior das virtudes! Quem tem pouca ou nenhuma autoestima nada tem para contribuir com o mundo!

Na verdade, quanto maior o nível da autoestima do indivíduo, mais ele tratará os outros com respeito, gentileza, cortesia, humildade e generosidade. As pessoas que não possuem amor-próprio têm pouca ou nenhuma capacidade de amar os outros! A autoestima não é determinada pelo sucesso mundano, pela aparência física, pela popularidade ou por qualquer outro valor que não seja diretamente ligado, controlado pela nossa vontade. Está relacionada à nossa racionalidade, honestidade e integridade, a todos os processos de nossa vontade e a todas as operações mentais pelas quais somos responsáveis.

A autoestima positiva constitui o sentimento, a experiência e a convicção de estarmos adequados à vida e aos seus desafios, e que a mente é a ferramenta básica para nossa sobrevivência, o pilar central da autoestima saudável é o compromisso de viver conscientemente, com racionalidade, honestidade e integridade. Viver de maneira responsável em relação à realidade, com respeito pelos fatos, pelo conhecimento e pela verdade, com plena consciência dos próprios atos. 

Rejeitar qualquer aspecto do pensamento, emoções, lembranças, atributos físicos ou ações é deixar de manter uma relação de animosidade com a própria experiência. É o fundamento de todo crescimento e mudança. Precisamos saber como avaliar de maneira adequada o próprio comportamento. Precisamos ter a coragem de assumir nossas forças e nossas qualidades. 

Viver de maneira ativa para assumir a responsabilidade por nossos sentimentos, atos, opções e bem-estar, pela realização dos próprios desejos e pela própria existência. É a coragem de ser quem somos, preservar a coerência e o eu que apresentamos ao mundo. Significa aquilo que pensamos, valorizamos e sentimos é o que manifestamos para o mundo!

Aí, você me pergunta: Como professor, podemos aumentar nossa autoestima? Simplesmente praticando esses comportamentos. Vivendo conscientemente, com auto-aceitação, responsabilidade, autenticidade, benevolência e integridade. Respeito e prazer pela vida! Você cresce em autoestima quando: Seus olhos ficam mais alertas, brilhantes e vivos. Seu rosto, parece mais relaxado e demonstra uma cor natural e uma boa elasticidade da pele.Seu queixo assume uma posição mais natural e mais alinhado com o corpo. Seu maxilar inferior tende a ficar mais relaxado. Seus ombros ficam relaxados e retos. Suas mãos parecem relaxadas e graciosas. Seus braços tende a pender de maneira relaxada e natural. Sua postura parece ereta e bem equilibrada. Seu caminhar tende a ser determinado, sem ser agressivo ou arrogante.


É bem provável que demonstre essas características com uma intensidade cada vez maior. Um aumento na autoestima faz uma grande, uma enorme diferença. Quando você enxergar isso com clareza, saberá que a luta vale a pena. E ao se comprometer com essa jornada, você descobrirá que ela já começou. É a sua vez de brilhar!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário