INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

sexta-feira, 22 de julho de 2016

A confiança é a cola que gruda os relacionamentos!

Tudo, se pensarmos bem, é confiança, é fé na natureza e nas pessoas, se não vejamos: do pão que saboreamos pela manhã aos túneis e pontes que atravessamos; dos aviões, táxis e navios, que tomamos para viajar e nos locomover; à água que bebemos, dos médicos, advogados e dentistas que cuidam de nós; às construções que habitamos, tudo é ato de confiança. A humanidade não deveria perder nunca esse fato de vista, não podemos nos esquecer nem por um instante disso!

Confiança mútua, confiança na família, nas relações interpessoais e no trabalho. Confiança - o alimento do nosso dia a dia, o ingrediente salutar maior da nossa missão! Compartilhamento de escolhas, compartilhamento de ousadia, construções de amizades duradouras. Tem uma fundamental importância, no processo do desenvolvimento pessoal e profissional e na construção da autoestima. Fortalecimento dessas atitudes positivas nos ajuda no crescimento contínuo permanente.

Seguir na vida sem confiança é impossível. É como estar aprisionado em você mesmo! No âmbito pessoal, a confiança nos faz sonhar com objetivos mais elevados, ousar, enfrentar desafios, assumir riscos, desenvolver-se, expandir-se. Compartilhar experiências e conhecimentos.

O sorriso, as palavras carinhosas, os afagos, os afetos, nos fazem sentir de bem com a vida, quando associamos manifestações de confiança. É um fenômeno emocional, baseado em empatia, sensações e sentimentos maravilhosos. 

A confiança se conquista, se inspira e se constrói, compartilhando afinidades, princípios e valores, respeito e consideração. É a pura confiança baseada na razão! Temos que projetar confiança nas pessoas e no mundo.

Vamos construindo nossa personalidade - que é a imagem que projetamos para o mundo, mostrando nossa capacidade de sermos bem-sucedidos. Aflora sua iniciativa, flexibilidade, bons relacionamentos e sua capacidade empreendedora.

O ser humano é um sistema complexo e imperfeito. A solução para a complexidade humana, reside na simplificação, na humildade - a de compreender o outro, comunicar-se com ele, criar empatia. Enfim, de confiar! O desenvolvimento acontece a partir de mudanças de comportamento!

A falta de confiança, definitivamente, cria uma espiral que bloqueia o potencial humano. Nesse caso, a diversidade pode transformar-se em adversidade! Realmente, tudo na vida é uma questão de escolhas. E você pode escolher no que quer acreditar!

Acredito que, quando a gente tem confiança em si mesmo e na vida, a gente tem tudo! O ser humano se desenvolve pela curiosidade ou pela dor! Acredite no melhor da vida, acredite que nasceu para ser feliz e que o universo conspira a seu favor. 

Fluir com a vida reforça incrivelmente nossa confiança. Nos faz sentir seguros para enfrentar as crises, os desafios da vida, os problemas que surgem, o desconhecido e a incerteza quanto ao futuro, que é a marca do nosso tempo.

Não tenho dúvida de que a confiança é um elemento fundamental em qualquer relacionamento, e isso implica ter uma postura de honestidade, aceitar o outro como ele é e ser receptivo a ele. Confiar em si mesmo, projetar confiança, confiar no outro, merecer confiança. Essa é a espiral que pode transformar o caótico mundo em que vivemos!

Compromisso e confiança - conduzem ao amor, porque amar é respeitar o outro. Um outro que não tem de ser perfeito, nem ser como nós somos. Apenas um legítimo outro! Você tem que ter autoconhecimento, saber quais são seus talentos para realizar seus sonhos e objetivos e cumprir seu propósito de vida!

Se confiar é uma utopia, bendita seja. Por ela vale a pena fazer esforço e correr algum risco. A recompensa, afinal, é um mundo melhor! Eis o caminho: ir buscando e encontrando os benefícios que nos incentivam a confiar cada vez mais uns nos outros!!!   




Nenhum comentário:

Postar um comentário