INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

quarta-feira, 7 de março de 2018

O que é felicidade? Magia da natureza humana!

Enfim, o que é felicidade? Todos nós somos tão inquietos que nunca conseguimos descansar, não olhamos para dentro mais do que para fora, não deixamos os olhos pousarem na natureza, bem como no ser humano. Para sermos felizes, precisamos possuir um sentido de ser, sempre sabendo que fazemos parte de um mundo maravilhoso, refletindo sobre a alegria de viver, tendo como projeto de vida a prática do bem, do amor, da compaixão, da generosidade, meditando sobre o mistério do universo, maravilhando-nos ante a magia da natureza e da alma humana!!!

Que nossa mente esteja sempre alerta, nos ocupando em realizar nossos objetivos e sonhos, em remodelar o meio ambiente, de valorizar nossa própria existência, a mera alegria de estar vivo e vivendo destemidamente, sem afetação. Há grande sabedoria em ser honesto, dedicado e humilde! O descontentamento não precisa anular a felicidade!!!

Aí, você me pergunta: Quais são os valores permanentes que criam a felicidade? São o sentido de ser, o de pertencer, o de significar, o de crescer e o de dar!!! Os sentidos físicos nos proporcionam grande aptidão para o prazer. Os sentidos espirituais podem orientar-nos para a verdadeira felicidade. Isso já é felicidade bastante. Ser é um grande privilégio, mesmo que a pessoa seja incapaz de pensamentos profundos ou grandes realizações. É o caminho da vida e do amor.

Conheço criaturas que desenvolveram a arte da solidão!!! Quando outros estão tentando achar algo para fazer, há indivíduos que encontram a felicidade sentando-se sozinhos em um parque, para admirar as árvores e ouvir os cantos dos pássaros, ou em dar longos passeios, regando-se ao sol e ao vento. Isso significa mais do que simplesmente estar vivo. É saborear plenamente a essência da vida, o existir. É a plena felicidade de ser grato pela vida!

É uma comunhão com a força interior da pessoa, uma sintonia perfeita, entre o íntimo do indivíduo e a presença de Deus na vida. Ser é uma experiência extraordinária, o verdadeiro fundamento de uma vida cheia de felicidade. Compreender o significado da própria existência no mundo e à digna realização pessoal. Pertencer é sempre uma parte da felicidade e a maturidade floresce no indivíduo que sabe como partilhar o mundo, como pertencer.

Se um homem não tem um motivo forte para morrer, evidentemente, não merece viver!!! Nem todas as pessoas encontram a felicidade de significar neste nível. Todos nós podemos descobrir a importância de nos envolvermos com a humanidade em assuntos que ultrapassem nossas tarefas. A evolução da maturidade é um crescimento interno constante. É a base para os sentimentos de ser útil, de pertencer, de significar. 

Faço uma indagação. Em um mundo repleto de injustiça e crueldade, ódio, violência, ressentimentos, como crescer em termos de caridade, compaixão, piedade e amor? Reflita sobre isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário