Aquele que pode dar à sua cidade qualquer bênção, aquele que pode ser um bom cidadão enquanto viver aqui, aquele que pode fazer melhores casas, aquele que pode ser uma bênção numa loja ou ficar atrás de um balcão ou cuidar da casa, qualquer que seja sua vida, aquele que pode ser grande em qualquer lugar, deve primeiro ser grande na sua própria mente, na sua maneira de pensar.
A grandeza não consiste em ocupar algum cargo futuro, mas consiste de fato, em fazer grandes façanhas com poucos meios e realizar grandes propósitos nas escalas particulares da vida. Para ser absolutamente grande é preciso ser grande aqui, agora! O autêntico grande homem é simples, sincero, criterioso, comum. A grandeza deles é sempre tão simples, tão insignificante, tão séria, tão prática que os vizinhos e amigos jamais a reconhecem.
Tudo o que você realiza ou deixa de realizar na vida é o resultado direto dos seus pensamentos! Afirmo com muita convicção: toda pessoa é o que pensa e seu caráter é a soma total de todos os seus pensamentos! O que está pensando agora, o que pensará amanhã e no próximo mês, é o que virá a ser finalmente. O que você realmente quer da vida? Pense bastante nisso.
O homem se faz ou deixa de se fazer por si só; em seu arsenal mental, fabrica armas com as quais se destrói; também produz as ferramentas com que constrói mansões divinas de prazer, energia e paz. Sucesso, amor, felicidade, contentamento e riqueza... se são as prioridades que deseja, que quer, são as sementes que você pode plantar para o controle do próprio destino. Afirmo: tudo o que um homem realiza e tudo o que deixa de realizar é o resultado direto dos próprios pensamentos!
A fraqueza e a força, a pureza e a impureza do homem são dele mesmo e não de outro homem; ele próprio e não o outro as criou; e só poderão ser alteradas por ele mesmo, jamais por outro. Também sua condição é dele mesmo e não de outro homem. Seu sofrimento e sua felicidade vêm de dentro para fora. Assim como pensa, assim ele é, como continua a pensar, assim permanece! Simples assim.
Aquele que conquistou a fraqueza e afastou todos os pensamentos negativos e egoístas, não pertence ao opressor e nem ao oprimido. É livre! Um homem só pode elevar-se, conquistar e realizar quando elevar seus pensamentos. Só pode permanecer fraco, abjeto e miserável, caso se recuse a elevar seus pensamentos! E quanto mais elevar seus pensamentos, mais justo e virtuoso se torna, maior será seu sucesso e suas realizações serão mais abençoadas e duradouras.
O universo não favorece o ganancioso, o desonesto, o malvado; ele ajuda o honesto, o magnânimo, o virtuoso! O homem tem apenas de insistir no sentido de tornar-se cada vez mais virtuoso, inteligente, elevando seus pensamentos. Vejamos. As realizações intelectuais são o resultado do pensamento dedicado à procura do conhecimento, da beleza e da verdade da vida e na natureza. Às vezes, podem estar ligadas à ambição, o desenvolvimento natural de longo e árduo esforço e de pensamentos puros e altruístas.
As realizações espirituais são os resultados das aspirações sagradas. Pensamentos nobres e sublimes. Sábio e nobre de caráter, numa posição de bem-aventurança. A realização é a coroa do esforço, pureza, retidão e pensamento bem direcionado, o homem se eleva; com o auxílio da animalidade, indolência, impureza, corrupção e pensamento turvo, o homem cai vertiginosamente!
O homem pode escalar o cume do sucesso mundano e até atitudes grandiosas no domínio espiritual e cair outra vez na fraqueza e na desgraça, ao permitir pensamentos arrogantes, egoístas e corruptos o dominem! Aquele que realiza pouco, deve sacrificar pouco, aquele que alcança muito deve sacrificar muito; aquele cuja obtenção é em alto grau, seu sacrifício deve ser enorme!
Nenhum comentário:
Postar um comentário