O caráter de um homem é sua divindade, sua bússola, seu caminho, sua direção. É um homem que vive por seus valores! Coragem, lealdade, amor, compromisso e determinação são valores que lhes proporcionam uma extraordinária capacidade de se importar com os outros, e uma força profunda de vontade que já se tornou um hábito. Força que levou-o a desenvolver uma capacidade e uma habilidade de crescimento como pessoa e como profissional.
Os valores guiam cada decisão que tomamos e assim o nosso destino. Os que conhecem seus valores, princípios e vivem de acordo, tornam-se pessoas melhores, mais equilibradas e sensatas. Inspiram confiança. São exemplos de empenho, de dedicação, de superação. Aprendem a conviver com a disciplina, com a confiança e importância de equipe. Superam qualquer desafio ou obstáculo. Agem com flexibilidade e o poder da determinação absoluta!
Devemos lembrar que toda tomada de decisão se resume a uma definição de valores. Todos nós respeitamos as pessoas que defendem aquilo em que acreditam, mesmo que não concordemos com suas ideias sobre o que é certo ou errado. Reconhecemos esse estado singular da condição humana como uma pessoa íntegra! Percebemos que esses valores possuem uma tremenda capacidade de influenciar as pessoas.
Cada vez que um valor nasce na pessoa, sua existência assume um novo significado, uma nova direção; cada vez que um morre, uma parte desse significado desaparece, imediatamente! Compreenda que a direção de nossas vidas é controlada por nosso valores. São a força à nossa frente, nos levando a tomar decisões que criam o rumo e supremo destino de nossas vidas. Somos partes desses valores. Fazemos partes desses valores!
Os valores da liberdade, da escolha, do direito a opções, da igualdade, de um senso de comunidade, do trabalho árduo, da individualidade, do desafio, da competição, da prosperidade e do respeito para superar as diversidades. Os valores do bom senso, da persistência, da humildade, da empatia, da solidariedade e da gratidão. Esses valores nos oferecem uma possibilidade grandiosa de praticar o bem, de praticar o amor, de praticar a generosidade!
O que podemos aprender com tudo isso? Em nossa vida pessoal e profissional, devemos ser objetivos sobre o que é mais importante em nossa vida e decidir que viveremos por esses valores, não importa o que aconteça. Devemos viver por nossos princípios e valores, mesmo em meio às tempestades, mesmo quando ninguém nos concede o apoio de que precisamos. Afirmo com muita convicção: o único meio de ter a felicidade é viver por nossos ideais mais altos, agir de acordo com que acreditamos ser fundamental em nossa vida. Mas não poderemos fazer isso se não soubermos claramente quais são os nossos valores!
Essa é a maior tragédia na vida da maioria das pessoas: muitas pessoas sabem o que querem ter, mais não fazem ideia do que querem ser. Conseguir "coisas" apenas não vai satisfazê-lo. Só viver e fazer o que você acredita ser a "coisa certa" é que lhe proporcionará o senso de força interior que todos merecemos! Lembre-se de que seus valores são a bússola que o guiam para seu supremo destino! Criando o caminho, a direção de sua vida ao orientá-lo a tomar determinadas decisões. Não usar a bússola interior de forma inteligente resulta em frustração, desapontamento, ressentimento, falta de realização e um sentimento horrível de inferioridade. Por outro lado há um incrível poder em viver por seus valores: um senso de certeza, uma paz interior, uma total harmonia, que poucas pessoas jamais experimentam.
Se você não conhece seus verdadeiros valores, prepare-se para a dor! Nunca esqueça que o único meio pelo qual podemos nos sentir felizes e realizados é viver de acordo com os nossos verdadeiros valores. Caso isso não aconteça, é certo que vamos experimentar uma dor imensa, um sentimento de perturbação enorme, uma falta tremenda de inteligência! Querem ver um exemplo: há pessoas que desenvolvem um potencial de destruição, comportamento agressivo que pode destruí-los. Fumar, beber, comer demais, às vezes consumir drogas, tentar controlar ou dominar os outros, assistir televisão por horas a fio e assim por diante. Esses comportamentos são na verdade o resultado de frustração, raiva, rancor, ódio, ressentimento e o vazio que as pessoas sentem porque não há um senso de realização em suas vidas!
O consolo é que experimentamos, sempre que vivemos por nossos valores, uma alegria contagiante. Não precisamos de comida ou bebida em excesso. Não precisamos entrar num estado de estupidez, porque a vida é incrivelmente rica sem esses excessos. Distrair-nos desses piques excepcionais seria como tomar pílulas para dormir na manhã de Natal. Meu irmão, meu amigo, sempre que você tiver dificuldade para tomar uma decisão importante, pode ter certeza absoluta de que é resultado da indefinição sobre seus valores.
Quais são alguns dos sentimentos mais importantes para você experimentar? Na sua lista de valores com certeza absoluta seria: amor, sucesso, liberdade, intimidade, segurança, aventura, poder, paixão, conforto e saúde! Não é mesmo? Afirmo: a mudança de prioridades produz poder! Um poder absoluto. Um poder sem limitações. Um poder de superação. Um poder de agradecimento, de gratidão. de afinidade!
Nenhum comentário:
Postar um comentário