INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

sexta-feira, 3 de março de 2017

Procurar agradar é uma armadilha perigosa!

Pense no que lhe dá prazer: as pessoas que lhe são caras. Cada uma delas tem caráter próprio, separado, independente da maneira como as vemos. As pessoas e as coisas não são como desejamos que sejam nem o que parecem ser. São aquilo que são realmente. Não tente fazer suas próprias regras. Comporte-se, em todas as questões, grandes e públicas, pequenas e domésticas, de acordo com a natureza humana. Harmonizar sua vontade, sua determinação e seu bom senso com a natureza deveria ser o seu maior ideal. O que fazemos é menos importante do que a maneira como o fazemos!

Distrair-se com bobagem é a coisa mais fácil do mundo. Aceite os acontecimentos quando eles realmente ocorrerem. Dessa forma, a paz torna-se possível. A sua vontade está sempre sob seu controle. Cada dificuldade na vida nos oferece uma oportunidade de crescimento para voltarmos para dentro de nós mesmos e recorrermos aos nossos recursos interiores escondidos ou mesmo desconhecido. Use sua capacidade de resistência! Se você sofreu uma agressão verbal, recorra à paciência!

É preferível morrer de fome, mas livre de desgostos e medos do que viver na abundância acossado por preocupações, temores, desconfiança e desejos incontroláveis. Diga a si mesmo: lidar calmamente com este aborrecimento é o preço que pago para ter minha serenidade interior, para livrar-me de perturbações. Não se consegue nada de graça! Mantenha-se firme em seu propósito. Só isso poderá fortalecer a sua vontade e dar coerência à sua vida!

Evite tentar conquistar a aprovação e admiração de outras pessoas. Lembre-se de que você está em busca de um caminho mais elevado. Não deseje que os outros o vejam como uma pessoa sofisticada, incomparável ou sábia. Na realidade desconfie se for visto pelos outros como alguém muito especial. Fique alerta o tempo todo, para não adquirir um falso sentimento de ser importante, o bom, o perfeito, o sabe tudo!

Os pontos de vista e os problemas das outras pessoas podem ser contagiosos. Não pratique uma sabotagem contra si próprio adotando atitudes negativas e improdutivas através de seu contato com os outros seres humanos. Se você encontrar um amigo deprimido, um parente angustiado ou um colega de trabalho que passou por uma repentina mudança de sorte, tenha cuidado para não se sobrecarregar com o aparente infortúnio. Acompanhar as pessoas que estimamos em obstinadas manifestações de sentimentos negativos não é uma demonstração de bondade ou amizade! Assim, quando você estiver conversando com alguém que esteja deprimido, magoado ou frustrado, demonstre-lhe bondade e gentileza e ouça com simpatia seu desabafo. Só não se deixe levar também pela depressão!

Você se torna aquilo que você pensa. Mantenha a cabeça firme, concentrada e equilibrada. Você decidiu ter sorte, você tem sorte! A liberdade é o único objetivo que tem valor na vida! Nós a conquistamos deixando de lado as coisas que estão fora de nosso controle. Não podemos ter o coração leve se nossas mentes são um poço lastimável de medos e ambições! Sua felicidade depende: da sua boa vontade, suas ideias a respeito do acontecimento em que está envolvido e o uso que você faz de suas ideias!

Sua felicidade só pode ser encontrada internamente! Como é fácil ficarmos deslumbrados e sermos iludidos pelos altos cargos, pelos títulos acadêmicos, pelas grandes honrarias, pelos objetos elegantes, pelas roupas caras e pelas atitudes envolventes! Não cometa o erro de supor que as celebridades, as figuras públicas, os líderes políticos, os ricos ou as pessoas com grandes dotes intelectuais ou artísticos são necessariamente felizes. Lembre-se: a verdadeira essência do bem só pode ser encontrada nas coisas que estão sobre seu controle. Se você tiver sempre isto me mente, ficará muito menos vulnerável à falsa inveja ou à sensação de abandono. Pare de aspirar a ser outra coisa além do melhor de você mesmo. Porque isso está sob seu controle.

Mantenha-se fiel às suas verdadeiras aspirações, não importa o que esteja acontecendo em torno de você. Cabe comportar-se com humildade e seguir com rigor e persistência seus ideais morais. Mantenha-se fiel ao que você sabe, no fundo de seu coração, ser o melhor. Se você se mostrar inabalável, as próprias pessoas que o ridicularizam passarão a admirá-lo. Contente-se em ser alguém que ama a sabedoria, que sempre busca a verdade. Volte quantas vezes for necessário para o que é essencial e valioso. Não tente parecer sábio aos olhos dos outros. Se quer viver uma vida de sabedoria, viva de acordo com suas próprias condições e procure ser sábio a seus próprios olhos.

A preocupação e o medo são uma perda de tempo! Qualquer posição que você ocupe preservando sua honra e a fidelidade às suas obrigações estará ótimo. Mas, se o seu desejo de contribuir para a sociedade comprometer sua responsabilidade moral, como poderá servir aos seus companheiros sendo irresponsável e indigno? É melhor ser uma pessoa de caráter que cumpre suas obrigações do que ter renome e poder. Cabe sempre a nós escolher se queremos ou não pagar esse preço pela recompensa da vida. É melhor para nós não pagar esse preço, pois ele pode ser o da nossa integridade. Poderíamos ser obrigados a elogiar alguém que não respeitamos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário