INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

O que consegui realizar hoje?

Compreenda que a satisfação completa não existe. Se você acha que é possível ter uma vida perfeita, viverá em eterna frustração. Altos e baixos, alegria e tristeza, ódio e ressentimento, entusiasmo e decepção são partes integrantes da existência. A satisfação completa não existe. Tudo na vida pode ser melhorado. Aqueles que aceitam essa realidade nunca conseguem apreciar o que têm. Lute sempre para melhorar e alegrar-se com as sua conquistas. Não busque a perfeição, porque não é possível alcançá-la!

Há pessoas que se maltratam com a exigência da perfeição e com a impressão que alguns lhes transmitem de levar uma vida perfeita - isso tudo torna sua vida uma experiência frustrante - elimine de mostrar que "tudo, nada, sempre, nunca", não existem. O que existe são experiências e sentimentos vividos. Quem almeja a perfeição só valoriza resultados, ignora a importância dos processos. As pessoas que acreditam que não alcançarão seus objetivos são infelizes. As pessoas mais felizes acreditam em vários aspectos da vida. Foram feitas para brilhar!

Diante de situações de incertezas, as pessoas infelizes chegam a conclusões negativas. Já as pessoas felizes, sempre escolhem a alternativa positiva, isto é, que a pessoa é realmente gentil e gosta delas. Eu afirmo com muita convicção: quando a nossa tendência é encarar um gesto generoso de forma negativa - como puro interesse egoísta ou forma de enganar-nos - vamos nos tornando frios, críticos e cínicos! E ficamos sem saída, porque uma pessoa a quem vemos negativamente não pode fazer nada para melhorar nossa impressão a seu respeito.

Quantas vezes fantasiamos relações ideais entre os outros, achando que só nós temos problemas e conflitos. Mas não há relação perfeita, o que há são pessoas que mistificam seus relacionamentos, querendo dar a impressão de que vivem uma situação ideal. A felicidade consiste em aproveitar os relacionamentos que temos, sem forçá-los a alcançar um padrão artificial ou compará-los com a vida e os amores de outras pessoas.

Ninguém é feliz para sempre! Mas que a vida é cheia de pequenas e grandes alegrias. Momentos de sofrimento são inevitáveis mas aprendemos e sabemos que a capacidade de superação do ser humano é extraordinária. Sentem-se mais livres, mais capazes de fazer escolhas, e de usufruir o que está ao seu alcance. Não há lamentações em relação a essa circunstância.  

Numa formação alguém me perguntou: Dinheiro traz felicidade? Olha o dinheiro não pode comprar sua paz de espírito, sua generosidade, seu entusiasmo, sua alegria e sua felicidade! Isso não significa que quem é rico não é feliz. Poder satisfazer seus desejos e necessidades é certamente fator de satisfação. Mas de nada vale o dinheiro se os valores fundamentais de amor, compaixão e solidariedade não são atendidos. De nada vale o dinheiro se o nível de exigência é tão alto que não há nada que o preencha. De nada vale o dinheiro se a competição faz com que alguém se compare sempre com quem lhe parece acima. De nada vale o dinheiro se acharmos que são os bens materiais que fazem a verdadeira felicidade!

Tenha um objetivo! Sem um objetivo, tudo perde o sentido. Você pode trabalhar inúmeras horas por semana, arrumar a casa, brincar com os filhos, dar aquele passeio, assistir a um jogo de futebol, divertir-se, tomar resoluções para o ano novo. Entretanto, se você não tiver uma razão para estar fazendo tudo isso, nenhuma dessas coisas terá qualquer sentido. 

Você é uma pessoa única, original, que sabe quais são suas prioridades, que define seus objetivos com muita clareza e que sempre encontra o melhor nas outras pessoas. As pessoas são mais felizes quando permitem que sua personalidade aflore e não quando se adaptam a imagens determinadas pela cultura. Os seres humanos que acreditam que devem ser durões, estão aprisionados por um conjunto de expectativas que não têm nada a ver com aquilo que realmente são. 

Quando as coisas vão mal, às vezes começamos a nos torturar listando nossos fracassos e acusando-nos pelas falhas. Isso não acontece com você? Além de nos fazer sofrer, esse tipo de pensamento pode nos paralisar. Faz parte da condição humana errar e aprender com os erros. Se você se entregar ao sentimento de culpa, perderá até a capacidade de reparar o erro!

Nunca troque seus princípios por um objetivo! As pessoas que abrem mão daquilo que acreditam para alcançar um determinado objetivo terminam frustradas com suas realizações. Se você não mantiver seus princípios éticos, não conseguirá alcançar a satisfação. Você tem que viver de acordo com seus princípios! Estar feliz e ter um comportamento ético são atitudes que se reforçam mutuamente. Não finja ignorar suas atitudes! Não lhes faz bem. Pode lhes trazer preocupações. 

Silenciar uma situação, pode lhe trazer problemas, duas coisas podem acontecer: o ressentimento e a raiva irão se acumulando até desgastar a relação, e não daremos chance ao outro de mudar e de crescer. Fale sobre os aspectos ou atitudes que incomodam, mas faça-o de modo amoroso e construtivo, sem raiva ou agressividade. Afinal, são duas pessoas administrando a própria felicidade.

Os acontecimentos são temporários. Coisas ruim acontecem, mas em geral seus efeitos em nós não duram para sempre. O tempo realmente cura tudo. Nossas decepções são importantes e sérias, mas a tristeza passa e a vida nos leva por novos caminhos. Então, dê tempo ao tempo. Faz bem à vida! Tenho me maravilhado ao ver o poder curativo do tempo e a vida avançando e empurrando as pessoas para a frente! Por isso, quando me deparo com alguém que está sofrendo por uma perda qualquer, afirmo convicto: "Pode ter certeza, isso vai passar"!

Finalizando: faça algo maravilhoso todos os dias! Os dias vão embora sem nos darmos conta do que pensamos e do que fizemos. Como se o tempo nos carregasse e não fôssemos donos de nós mesmos. Assegure-se todos os dias de fazer algo, por menor que seja, em busca dos seus sonhos e objetivos. Desejos de crescimento e realização pessoal! Definir um objetivo nos dá uma referência e um sentido para os passos de cada dia. É bom prestar atenção nos seus progressos. Pode ser uma palavra, um gesto, uma iniciativa, uma descoberta. Pergunte-se: o que consegui hoje? Se tiver uma resposta, se puder ver o progresso que fez em sua jornada e se alegrar com ele, então você teve um dia valioso, um bom dia, um excelente dia!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário