INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

terça-feira, 14 de junho de 2016

Experiência Gratificante - Escritor, Professor e Palestrante.

Ensino e faço palestras (formação), profissionalmente desde 1995. Tem sido uma experiência muito gratificante. E também uma atividade perturbadora, pois tenho ensinado para milhares de pessoas e vejo algo em comum em todos nós, incluindo eu próprio. Temos um potencial tremendo, fomos abençoados com dons. Contudo, a única coisa que nos detém é alguma insegurança. Alguns são mais afetados do que outros.

Quando saímos da escola, a maioria de nós sabe que o que conta não é tanto o título que obtivemos ou as notas que tiramos. No mundo real, fora da academia, é necessário algo mais do que simplesmente notas. Já ouvir falar de "garra", "ousadia", "coragem", "cara de pau", "esperteza, "brilho", "tenacidade" Esse fator qualquer que seja o nome que se atribui, é mais decisivo, para nosso futuro do que as notas obtidas ao longo dos estudos. Dentro de cada um de nós há algumas dessas características. Contudo, como professor, reconheço que são o medo excessivo e a falta de autoconfiança os grandes empecilhos à manifestação do gênio pessoal. Partia-me o coração, ver estudantes que sabiam a resposta e que, no entanto, não tinham coragem de agir em consequência. Muitas vezes, no mundo real, não são os talentosos que vão em frente, mas os ousados!

Em minha experiência pessoal, o gênio exige tanto conhecimento técnico quanto ousadia. Se o medo for muito forte, o gênio se extingue! Nas aulas, incentivo firmemente os estudantes a aprenderem a assumir riscos, a serem ousados, a deixarem seu gênio converter seu medo em poder e brilhantismo.

Há grandes mudanças à nossa frente. O período em que nos encontramos é arrebatador, não tem precedentes na história mundial! As gerações futuras olharão para esta época e verão quanto de vibração deve ter havido. Terá sido  a morte do velho e o nascimento do novo. Terá sido tumultuado e empolgante. Será uma época em que as pessoas seguem ousadamente em frente, enquanto outras se agarram a modos de vida decadentes. 

Há muito tempo atrás, a terra era riqueza, de modo que quem a possuísse tinha riqueza. Hoje, é a informação! E a pessoa que tiver informação na hora certa, terá a riqueza, O problema é que a informação voa em volta do mundo à velocidade da luz.

Atualmente, vejo tantas pessoas com dificuldades, trabalhando mais arduamente, simplesmente porque se agarram às velhas ideias. Querem que tudo seja como era antes, resistem à mudanças. Conheço pessoas que estão perdendo seus empregos e suas casas e que culpam a tecnologia, ou a economia, ou o chefe, ou até Deus, pelas circunstâncias. Infelizmente, elas não percebem que elas próprias podem ser o problema. Velhas ideias são seu maior passivo. É um passivo, simplesmente, porque não conseguem perceber que aquela ideia ou maneira de fazer as coisas, que era um ativo ontem, não mais existe. Limitar suas opções é o mesmo que agarrar-se a ideias antiquadas.

O ativo mais poderoso que possuímos é nossa mente. Se for bem treinada, pode criar uma imensa riqueza no que parece ser um instante. Uma mente não treinada pode criar pobreza extrema que perdura por muito tempo quando é transmitida às famílias. E de minha maneira pequena, gostaria de ser parte dessa evolução sem precedentes da humanidade, a era em que os seres humanos não trabalham com seus corpos, mas apenas com sua mente. Aliás, nestas, é onde está a ação. É o que está acontecendo. É fantástico! É apavorante. É divertido... 

Quero estar junto das pessoas que se dirigem ousadamente à frente. Não quero estar entre os que ficam para trás. O bom senso é tudo do que necessitamos, para alcançar sucesso: inspirar outras pessoas para que aprendam mais; mostrar às pessoas que tudo é fácil se o embasamento for sólido; mostrar que qualquer um pode obter sucesso na vida e mostrar que há milhões de maneiras de atingir nossos objetivos. Afirmo: quanto mais aprendo - e há muito a aprender - acumulo experiência e sabedoria...

Finalizando, as grandes oportunidades não são vistas com os olhos. São vistas com a mente. Os fracassos são parte inerente do processo do sucesso. Você vê com a mente, outros vêm com os olhos! Essa é a grande diferença! Que muda sua vida, continuamente.

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário