INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

terça-feira, 14 de junho de 2016

Acreditar no seu potencial é o futuro.

Toda empresa hoje em dia, procura contratar essencialmente o mesmo tipo de pessoa: alguém que tenha iniciativa, que haja de forma independente e responsável, qualquer que seja sua função. É fundamental que o colaborador busque formas criativas de desenvolver seu potencial e mantenha-se sempre disposto a dar o melhor de si. São as pessoas - com sua energia e empenho - que garantem o sucesso da empresa.  Existem diversas maneiras inovadoras  de tornar seu trabalho mais gratificante e, ao mesmo tempo, atender com eficiência, às demandas de seus superiores. 

O que as pessoas procuram num emprego? Duas coisas: Honestidade e Oportunidade - saber aprender, de acumular conhecimentos e de desenvolver suas habilidades. E a melhor forma de aprender é ter oportunidade de tomar iniciativa. As pessoas precisam ter chance de cometer erros e de aprender com esses erros. Eu espero que cometa! Aliás, muitos! Você pode aprender muito com seus erros e, se nunca cometer nenhum, é porque talvez, tenha muita coisa a aprender. Os erros podem ajudá-lo a se tornar mais livre e capaz de produzir mais. Em vez de se lamentar, você pode se concentrar no que aprendeu com seus erros. E até mesmo nas piores circunstâncias, situações, há sempre alguma coisa positiva.

Todos nós podemos criar nossas próprias oportunidades, independente de onde trabalhamos ou da função que exercemos. Os clientes - mais exigentes a cada dia - gostam de lidar com quem tem o poder para tomar decisões. É isso que derruba a concorrência e mantém a equipe motivada. Fazer o que precisa ser feito por sua própria iniciativa é a marca registrada da excelência profissional.

O que faz com que uma empresa tenha sucesso e outra lute para sobreviver? São as pessoas, e a iniciativa diária, a energia e o empenho com que elas trabalham, sem esperar que lhes digam o que devem fazer. São as pessoas que produzem, vendem, servem aos clientes, tomam decisões, lideram, motivam, comunicam, supervisionam, gerenciam e dirigem os negócios das empresas. Inclusive dirigem outras pessoas, pois não pode haver organizações sem pessoas. As organizações são verdadeiros seres vivos!

Com o tempo, seu trabalho se tornará mais empolgante, sentirá o impacto de suas ações e aprenderá, crescerá e se desenvolverá nas suas funções. Passará a ser conhecido como alguém que "faz as coisas acontecerem", será capaz de assumir responsabilidades maiores e mais significativas e receberá recompensas por agir assim.

Empenhe-se em compreender seu trabalho, atender às necessidades do seu superior e expandir ativamente suas responsabilidades. A maioria das ações começa com uma ideia, e você pode facilmente controlar essas ideias. No trabalho, tente pensar como poderá melhorar as coisas. Mantenha o foco primeiro no seu próprio trabalho e, adquirir habilidade, confiança e respeito, passe a dar sugestões no seu departamento e, depois, na empresa como um todo.

Toda necessidade é uma oportunidade. Aprenda a ver as necessidades dos seus clientes e a pensar como poderia atendê-las. Aprenda a ver as necessidades de sua empresa e a considerar como elas poderiam ser resolvidas de forma criativa. Quanto mais você pensa nos prós e contras, nos custos e benefícios, e nos passos necessários para realizar suas ideias, maiores as probabilidades de sucesso.

Não faça brincadeiras no trabalho, nem fofocas, politicagem ou intrigas. Ponha todo seu empenho no trabalho! Enquanto os outros fazem brincadeiras, concentre-se no seu trabalho e nas suas metas. Quando ouve falar alguma coisa sobre seus colegas, lembre-se dessas peguntas básicas: "Isso é verdade"? "Isso é gentil"? "Isso é necessário"? Fazer o que precisa ser feito inclui advogar a causa daqueles  com quem e para quem você trabalha. Não se apegue ao negativo, seja positivo e de mente aberta. Quanto mais engajado você estiver, mais capaz será de aproveitar o seu tempo e o tempo dos outros.

Se tiver uma chance de assumir mais responsabilidades, tente sempre aceitar o desafio e, nesse processo, amplie seus conhecimentos e horizontes. Seja uma pessoa que atrai  a atenção dos outros, assuma desafios e faça as coisas. Use as oportunidades, ofereça ajuda, faça planos e coloque-os em prática. Dê o primeiro passo, siga em frente e termine o que se propôs a fazer.

Seja uma pessoa de palavra e proponha-se a cumprir sempre seus compromissos. Se mudar o compromisso veja se a outra parte está de acordo. Seja a pessoa que supera obstáculos e enfrenta os desafios, que não recua diante da adversidade. Você deve se interessar também por outras oportunidades para aprender, crescer e ganhar visibilidade na empresa.

Tenha mais medo de não estar vivo, de ser condescendente e de viver a vida segundo os moldes de outra pessoa.

A melhor defesa contra a possibilidade de alguém ficar descontente com o seu trabalho é ter certeza de que sua atuação é relevante e importante para as necessidades do seu gestor, do departamento e da empesa. A maioria das habilidades são desenvolvidas no próprio trabalho. Essa habilidades vão da eficácia pessoal à competência técnica e a capacidade de trabalhar bem em equipe. 

Faça planos de desenvolver formas sistemáticas das qualificações de que precisa para ter sucesso. Ao explorar novas formas de atuação, seu trabalho se tornará mais interessante. Deve procurar um ambiente de trabalho que apoie sua forma de ser e os valores, as qualificações e aptidões que oferece à empresa. Um ambiente de trabalho encorajador é uma grande fundação para se começar a construir uma carreira promissora.

Se você quiser mudar de vida, terá de começar consigo próprio. Assuma o controle. Seja responsável pelas suas ações. Evite desculpas e procure formas de fazer com as coisas que são importantes para você e para o empregador aconteçam. Conviva com pessoas que pensam como você, tenham energias e procurem tirar o máximo proveito da vida. Pensar, usar seu discernimento e agir em todos os momentos. Faça o que tem que se feito, não espere que lhe peçam.







Nenhum comentário:

Postar um comentário