INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

sexta-feira, 9 de março de 2018

Qual a diferença entre satisfazer vontades e necessidades?

Num mundo perfeito, você pode estar certo, mas fazer o que as pessoas querem nunca funcionará neste mundo!!! Há um mundo de diferença entre satisfazer vontades e satisfazer necessidades. Quer um exemplo? Perceba em nossas casas, as crianças pulando, brincando, correndo, gritando. Uma anarquia só. Tanto as crianças como os adultos precisam de um ambiente com limites, um lugar onde haja padrões estabelecidos, e onde as pessoas sejam responsáveis. Elas podem não querer limites e responsabilidade, mas precisam de limites e responsabilidades. 

Não fazemos favor a ninguém dirigindo lares ou departamentos indisciplinados. Nunca devemos aceitar a mediocridade ou o segundo lugar - as pessoas têm necessidades de receber estímulo para se tornarem o melhor que puderem ser. Você deve estar sempre mais preocupado com as necessidades e não com as vontades. Identificar e atender as necessidades básicas de qualquer ser humano. 

Aí, você me pergunta: Qual a diferença entre necessidades e vontades? Simples. Uma vontade - é simplesmente um anseio daquilo que se deseja. Uma necessidade - é uma legítima exigência para o bem-estar do ser humano!!! As pessoas são diferentes, o que faz com que tenham necessidades diferentes. Embora eu ache que há certas necessidades, como receber tratamento respeitoso, praticar a gentileza, que são universais. Pessoas diferentes têm necessidades diferentes!!! Precisam ser flexíveis.

Estabelecer limites, regras e padrões é fundamental para satisfazer as necessidades tanto de segurança como de proteção. Uma vez satisfeitas essas necessidades, o estímulo vem da autoestima, o que inclui a necessidade de sentir-se valorizado, tratado com respeito, reconhecido, apreciado, encorajado, determinado, tendo o seu trabalho reconhecido, premiado, e assim por diante. Todos podem ser o melhor empregado, jogador de equipe competente, profissional capacitado ou estudante possível... 

Não devemos criticar, fazer julgamento, condenar, absolutamente ninguém. Falar negativamente a respeito daqueles que não estão presentes é uma maneira vergonhosa e desequilibrada de agir. Quero exemplificar. A obediência, a serenidade, a sabedoria, entre outras coisas, também tem me feito maravilhas para quebrar meu falso ego e meu orgulho, minha vaidade. Essas características têm a capacidade de interpor-se no caminho de nosso crescimento, se deixarmos.

A autoridade se constrói sobre serviço e sacrifício!!! Não enganando ninguém. Compreendo perfeitamente como a influência, a autoridade, é construída a partir do serviço e talvez do sacrifício pelo outros. Construir autoridade. Nós a construímos, sempre que servimos aos outros e nos sacrificamos por eles. Satisfazer necessidades será preciso frequentemente fazer sacrifícios por aqueles a quem servimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário