INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

terça-feira, 13 de março de 2018

Autoestima - experiência pessoal, reside no íntimo de nosso ser!

Desenvolver a autoestima é trabalhar a convicção de que somos capazes de viver e somos merecedores da felicidade, estamos aptos a enfrentar a vida com mais confiança, boa vontade e otimismo, o que nos ajuda a atingir nossos objetivos e a nos sentirmos realizados. Desenvolver a autoestima é expandir nossa capacidade de ser feliz!!! Se entendermos isso, poderemos compreender o fato de que melhorar nossa autoestima é vantajoso para todos. Não é necessário que nos odiemos antes de aprender a nos amarmos mais; não é preciso nos sentirmos inferiores para querermos ser confiantes; não temos de nos sentir infelizes para querermos expandir nossa disposição para a alegria!!!

Quanto maior nossa autoestima, mais bem equipados estaremos para lidar com as adversidades da vida!!! Quanto mais flexíveis formos, melhor resistiremos à pressão ou à derrota. Maior a probabilidade de sermos criativos no trabalho, de obtermos sucesso e ser bem-sucedido. Maiores serão nossas chances de mantermos relacionamentos saudáveis. Mais inclinados estaremos a tratar os outros com respeito, benevolência e boa vontade. Mais alegria encontraremos no simples fato de existir, de despertar pela manhã, de viver dentro do nosso corpo.

Autoestima é uma experiência pessoal, reside no íntimo de nosso ser. É o que eu penso e sinto sobre mim mesmo, não o que o outro pensa e sente sobre mim!!! Ninguém pode respirar por nós, ninguém pode pensar por nós, ninguém pode nos dar autoconfiança e amor-próprio. Posso preencher todas as expectativas dos outros, e falhar em relação às minhas; posso conquistar todas as honras, e sentir que não realizei absolutamente nada; posso ser adorado por milhões e despertar todas as manhãs com uma nauseante sensação de fraude e vazio.

Se ter autoestima é me julgar merecedor da vida, se é reconhecer que tenho competência e valor, se é a autoafirmação da consciência  de uma mente que confia em si mesmo, ninguém pode gerar essa experiência a não ser eu mesmo!!! Quando avaliamos a verdadeira natureza da autoestima, veremos que ela não é competitiva nem comparativa. Afirmo que a verdadeira autoestima não é expressada pela glorificação obtida à custa dos outros, nem pela intenção de se tornar superior aos demais, diminuindo alguém para poder se elevar. 

A arrogância, o orgulho, a vaidade e a superestima de nossas capacidades refletem uma autoestima inadequada. Isso não é bom. Isso não é legal. Gera chagas nas outras pessoas e um sentimento de rejeição. Uma das características mais significativas da autoestima saudável é que ela é o estado da pessoa que não está em guerra consigo mesma e nem com os outros!!!

A importância de uma autoestima saudável reside no fato de que ela forma a base de nossa capacidade de reagir ativa e positivamente às oportunidades da vida - seja no trabalho, no amor e no lazer. Além disso, ela é responsável pela serenidade de espírito que nos possibilita desfrutar a existência!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário