INÍCIO REFLEXÕES PALESTRAS CONTATOS

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

No trabalho como na vida não pode haver nenhuma fraude!

No trabalho como na vida não pode haver nenhuma fraude. O ladrão rouba a si mesmo. O trapaceira engana a si mesmo. O preço real do trabalho é o conhecimento e a virtude. Conhecimento e virtude não podem ser falsificadas ou roubadas. O impostor, o infrator, o jogador, não podem obter o favor  à força, não podem obter à força o conhecimento da natureza material e moral cujos cuidados e sofrimentos honestos concedem ao trabalhador. A lei da natureza diz: "Faça e terá poder; mas os que não fazem não terão o poder"!

O trabalho humano em todas as suas formas, desde o preparo de uma estrada, até a construção de uma cidade ou a construção de um poema, é uma imensa ilustração da compensação perfeita do universo. Essa lei é sublime em toda parte. O equilíbrio absoluto entre dar e receber: essa doutrina diz, é impossível se obter alguma coisas sem pagar um preço justo. Caso não efetue esse pagamento sofrerá consequências terríveis. 

A aliança entre a virtude e a natureza aconselha todas as coisas a assumirem uma frente hostil contra o vício! As belas leis e essências do mundo perseguem e castigam o traidor. Ele descobre que as coisas são ajeitadas para a verdade e o benefício, que não há nenhum canto que oculte um vagabundo. Cometa um crime e a Terra é feita de vidro! Não existe essa coisa chamada esconderijo. Cometa um crime e, como se houvesse um manto de neve no chão, ele aparece tal como aparece no bosque o rasto de toda perdiz, raposa, esquilo e toupeira. 

Você não pode anular uma palavra falada, não pode apagar os rastros dos pés, não pode puxar um fio corrido de uma meia sem deixar o furo ou marca. Sempre alguma circunstância condenadora denuncia. As leis e as essências da natureza tais como a água, a neve, o vento, a gravitação, tornam-se penalidades para o ladrão! 

Os bons são favorecidos até pela fraqueza e pela deficiência!!! Assim como nenhum homem teve algum dia um instante de orgulho que não lhe fosse prejudicial, da mesma forma nenhum homem teve algum dia uma deficiência que não lhe fosse útil. Assim como nenhum homem entende completamente a verdade, a menos que lute contra ela primeiro, da mesma forma nenhum homem familiariza-se completamente com os obstáculos ou com os trabalhos humanos antes que tenha sofrido com um e visto o trunfo do outro sobre sua própria carência.

Nossa energia origina-se de nossa fraqueza!!! Só depois de sermos aferroados, picados e dolorosamente atingidos, desperta a indignação armadas com forças secretas. Um grande homem sempre está desejando ser pequeno! Enquanto está acomodado no conforto das vantagens, ele dorme. Quando é pressionado, atormentado, derrotado, tem a oportunidade de aprender alguma coisas; adquire sagacidade, maturidade, ganhou fatos, aprendeu sobre a sua ignorância, está curado da insanidade da presunção, adquiriu moderação e habilidade verdadeira! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário